Ciclo de Concertos de Música Antiga, até 29 julho, Fundação da Casa de Mateus, Vila Real

Música
Ciclo de Concertos de Música Antiga, até 29 julho, Fundação da Casa de Mateus, Vila Real

Ao longo do mês de julho, os Encontros Internacionais de Música fazem confluir em Vila Real dezenas de músicos provenientes de todo o mundo, à procura da excelência no exercício e na transmissão das práticas historicamente informadas da música e dos instrumentos barrocos. Para além dos tradicionais Cursos de Música Barroca, o programa propõe a estreia da ópera cómica As Damas Trocadas, de Marcos Portugal, pela Orquestra Barroca de Mateus, e o Ciclo de Concertos de Música Antiga, que se inicia com uma residência em parceria com o ensemble Divino Sospiro e se prolonga num conjunto de outros seis concertos a animar os fins de tarde na Capela da Casa de Mateus.


PROGRAMAÇÃO

Próximos dias:

25 de julho | 19H
Recital de Cravo
Jacques Ogg

Jacques Ogg, discípulo de Gustav Leonhardt, é um dos músicos cuja presença nos Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus se tem prolongado ao longo das décadas. Mais uma vez em Mateus para transmitir a sua experiência às novas gerações de violonistas barrocos, oferece-nos este recital a solo com alguns dos autores mais importantes da tradição francesa do cravo.

Louis Couperin foi um compositor francês do barroco que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da música para teclado naquele período e é um dos fundadores da escola francesa do cravo. O seu filho, François Couperin, prossegue a tradição familiar e publica, em 1716, L'Art de toucher le clavecin, com sugestões para dedilhado, toque, ornamentação e outros aspectos da técnica para teclado que hão-de influenciar J. S. Bach. Claude Bénigne Balbastre, na geração seguinte, torna-se cravista da Corte francesa, onde ensina Maria Antonieta, e organista da Capela Real.

PROGRAMA

Louis Couperin (1626-1661)
Pièces de Clavecin en Do (ms. Bauyn)

- Prélude
- Allemande la Précieuse
- Courante
- Sarabande 1&2
- Gigue
- Chaconne la Bergeronnette
- Passacaille

François Couperin (1668-1733)
Pièces de Clavecin, Troisiême Ordre (1713)

- La Ténébreuse, Allemande
- Courante 1&2
- La Lugubre, Sarabande
- Gavotte
- Menuet
- L'Espagnoléte
- Les Regrets
- La Favorite, Chaconne a deux tems

Claude Bénigne Balbastre (1727-1799)
Pièces de Clavecin, premier livre (1759)

- La De Caze, Ouverture
- La D'héricourt
- La Boullogne
- La Castelmore, Air Champêtre


26 de julho | 19H
Maestri Virtuosi

Roberta Invernizzi, soprano
António Carrilho, flauta de bisel
Job ter Haar, violoncelo barroco
Peter Croton, alaúde
Jacques Ogg, cravo

Os mestres dos Cursos Internacionais de Música Barroca, todos intérpretes de excepção, todos familiarizados com as práticas historicamente informadas da música barroca, reúnem-se para nos oferecer um recital único.

Para além de partilharem os seus saberes e a sua experiência com os alunos dos Cursos Internacionais de Música Barroca, a soprano Roberta Invernizzi e os instrumentistas António Carrilho (flauta de bisel), Job ter Haar (violoncelo), Jacques Ogg (cravo) e Peter Croton (alaúde), todos músicos consagrados a nível internacional, revelam-nos os seus repertórios de eleição e assumem diferentes formações num concerto irrepetível.

Nesta edição, é a música italiana, em especial a música napolitana do séc. XVIII, que servirá de tema ao concerto. Entre outras obras e compositores, poderemos ouvir Alessandro Scarlatti e G. F. Händel - talvez o mais italiano dos barrocos alemães, em cantatas para soprano solo e instrumentos.

PROGRAMA

Alessandro Scarlatti (1660-1725)
Ardo è ver per te d´amore
[soprano, flauta & continuo]
Aria: Ardo è ver per te d´amore
Recitativo: T´amo, t´amo sit´amo o cara
Aria: Quel vento che d´intorno

Giovanni Zamboni (fl. 1664-1721)
Preludio, Sarabanda & Giga
[alaúde solo]

Arcangelo Corelli (1653-1713)
Sonata em Ré Maior, op. 5 nº 1
[flauta & baixo contínuo]
I - Grave/Allegro/Adagio/ Grave/Allegro/Adagio
II - Allegro
III - Allegro
IV - Adagio
V - Allegro

Giovanni Girolamo Kapsberger (ca. 1580 - 1651)
Toccata 1
[alaúde solo]

Sigismondo d´India (c. 1582-c. 1629)

Cruda Amarilli
Io son nel duo si vinto

[soprano & alaúde]

Joseph Bodin de Boismortier (1689-1755)

Sonata em Sol Maior, op. 50 nº 2
[violoncelo & continuo]

I - Largo
II - Allemanda [Allegro]
III - Largo
IV - Giga

Nicola Matteis (fl.c. 1650 - 1713)

Diverse Bizzarie sopra la Vecchia
Sarabanda o pur Ciaccona

flauta & alaúde

G. F. Händel (1685-1759)

Pensieri notturni di Filli (Nel dolce dell´oblio), HWV 134
[soprano, flauta & continuo]
Recitativo: Nel dolce del´oblio
Aria: Giacché il sonno a leidipinge
Recitativo: Così fida ella vive
Aria: Ha inganno il suo diletto


28 de julho | 19H
Alumni Virtuosi

Participantes nas classes de:

Roberta Invernizzi, soprano
António Carrilho, flauta de bisel
Job ter Haar, violoncelo barroco
Jacques Ogg, cravo
Peter Croton, alaúde
Ricardo Bernardes, ensemble vocal

Para além das classes individuais de instrumento, todos os alunos são estimulados a associarem-se em pequenos Ensembles e ensaiarem em conjunto o repertório barroco. Depois de dias intensos de trabalho, um fim de tarde inspirado de partilha com os públicos.

Concluído o elenco de participantes nos Encontros Internacionais de Música, os diretores pedagógico e artístico analisam as possibilidades de repertórios e selecionam obras musicais para criar um programa de peças em que os participantes demonstram o seu potencial em obras de carácter solista ou em pequenas formações de câmara.

PROGRAMA

A Anunciar.


29 de julho | 19H

Gran Finale

Participantes nas classes de:

Roberta Invernizzi, soprano
António Carrilho, flauta de bisel
Job ter Haar, violoncelo barroco
Jacques Ogg, cravo
Peter Croton, alaúde
Ricardo Bernardes, ensemble vocal

Concerto de encerramento dos Cursos Internacionais de Música Barroca, este Gran Finale junta todos os alunos e professores na partilha dos repertórios trabalhados ao longo da semana.

No último fim de tarde dos Cursos Internacionais de Música Barroca, reúnem-se os sons nascidos no trabalho conjunto ao longo de uma semana intensa entre alunos e professores, todos músicos exigentes no desenvolvimento das suas práticas interpretativas. Serão apresentadas obras em formações de câmara de maior porte, assim como a obra trabalhada no Ensemble Vocal e Instrumental. Uma vista panorâmica do essencial dos repertórios do período barroco, uma viagem pela sensibilidade singular de cada um destes músicos.

PROGRAMA

A Anunciar.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Diretor Artístico
Ricardo Bernardes
Diretor Pedagógico
António Carrilho

Roberta Invernizzi – canto | voice
António Carrilho – flauta de bisel | recorder
Job ter Haar – violoncelo barroco | baroque cello
Jacques Ogg – cravo | harpsichord
Peter Croton – tiorba, alaúdee guitarra | teorba, liuto and guitar
Ricardo Bernardes – ensemble vocal | vocal ensemble


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

23 a 29 de julho 2023, 18h e 19h
Fundação da Casa de Mateus
Vila Real


BILHETEIRA

O acesso ao concerto implica a aquisição de um título de entrada na Casa de Mateus, no valor mínimo de 6,00 €. 


CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/6


MAIS INFORMAÇÕES

www.casademateus.pt

 


Apoio: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes