Quarteto Contratempus estreia "As Sete Mulheres de Jeremias Epicentro", no Teatro Campo Alegre, no Porto

Música
Quarteto Contratempus estreia "As Sete Mulheres de Jeremias Epicentro", no Teatro Campo Alegre, no Porto

O grupo de ópera Quarteto Contratempus estreia "As Sete Mulheres de Jeremias Epicentro" - uma ópera cómica - no dia 16 de setembro às 19h00, no Teatro Campo Alegre, no Porto. Será ainda possível assistir ao espetáculo no dia 17 de setembro, às 17h00.

/
Sinopse:
Pelo Quarteto Contratempus
As Sete Mulheres de Jeremias Epicentro é a mais recente criação do Quarteto Contratempus em coprodução com o Teatro Municipal do Porto. Uma ópera buffa que conta com os autores, António Durães na encenação, Jorge Prendas na composição e Mário João Alves, que assina o libreto. É uma criação que envolve todos os instrumentistas em cena, como atores. Também inclui tecnologias multimédia interativas, nomeadamente as tecnologias wearable em função das artes performativas com cenografias virtuais e aumentadas. Esta é uma ópera inovadora pelo facto de, na base desta criação, ter estado a investigação e a conceção de um instrumento interativo vestível (uma luva) que, em cena, tem a capacidade de manipular em tempo real som, imagem e luz. A ideia interessante é perceber que a ciência e a tecnologia, nomeadamente esta que apresentamos em cena, está a ser também utilizada na investigação de novos métodos de fisioterapia para a recuperação de pacientes de acidentes vasculares cerebrais (AVC) e que, ao serviço das artes, pode ganhar uma nova perspetiva e dimensão.

/
Apoios e parcerias:
Este projeto conta também - para além da já referida coprodução com o Teatro Municipal do Porto - com o apoio à criação de entidades como a Direção-Geral das Artes, Fundação GDA e Fundação Calouste Gulbenkian. 

/
Quarteto Contratempus
O Quarteto Contratempus é um grupo de ópera de câmara fundado em 2008 com génese na ESMAE. O trabalho do Quarteto é singular e distintivo no panorama cultural português por se tratar dos poucos coletivos artísticos a produzir ópera, 100% criação portuguesa (texto, composição musical, encenação). 

/
Contactos:
T. +351 914 802 282
E. quartetocontratempus.producao@gmail.com

/
Mais informações:
Website: www.quartetocontratempus.com
Facebook: www.facebook.com/QuartetoContratempus/
Evento no facebook: www.facebook.com/events/798718153634613/?acontext=%7B%22ref%22:%223%22,%...