AUDIÇÕES PARA A TEMPORADA 2023/2024 DA ORQUESTRA DE JOVENS DA UNIÃO EUROPEIA

música
INSCRIÇÕES ATÉ 30 SETEMBRO

© EUYO / Marco Caselli Nirmal

Estão abertas até 30 de setembro as inscrições para as audições de ingresso na Orquestra de Jovens da União Europeia (OJUE) / European Union Youth Orchestra (EUYO), na temporada 2023/2024. Em Portugal, as audições preliminares decorrerão em outubro e as audições finais em novembro.      

Os candidatos devem ter entre 16 e 26 anos (inclusive) em 31 de dezembro de 2023 e ter passaporte de um dos atuais 27 estados-membro da União Europeia: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia e Suécia. Os candidatos podem fazer audições em qualquer país da União Europeia que seja o seu país de nacionalidade, residência ou estudo/trabalho.

Os membros da OJUE têm direito a aulas, viagens e estadia (alimentação e alojamento) gratuitas. Os candidatos admitidos terão a oportunidade de participar nas digressões de primavera e verão, bem como em outros projetos que decorrem ao longo do ano.

Para a temporada 2022/2023, foram selecionados 25 músicos portugueses: cinco para fazer parte da Orquestra de Jovens da União Europeia e vinte jovens músicos para a reserva.

Complementarmente ao programa de formação da Orquestra, foi ainda criada a iniciativa EUYO Frontunners, um programa de capacitação 'online' que aborda quatro grandes temáticas: inclusão, performance, partilha e sustentabilidade.

A EUYO tem apostado, assim, na melhoria e diversificação da formação que disponibiliza aos jovens selecionados, de forma a melhor dotá-los das competências e ferramentas para se adaptarem ao mercado de trabalho, introduzindo novas técnicas e abordagens de ensino e acompanhamento ao programa disponibilizado.

Fundada no Reino Unido, em 1976, a EUYO reúne todos os anos cerca de 120 dos mais talentosos jovens instrumentistas de cada um dos Estados-membros da União Europeia, assumindo-se como um projeto europeu de excelência. Para além de um programa de formação diversificado e inovador, com professores, maestros e solistas de renome internacional, a EUYO oferece aos seus jovens músicos a oportunidade de se apresentarem nas mais emblemáticas salas de concertos do mundo.

Portugal faz parte da EUYO desde 1986.

A participação portuguesa na orquestra é suportada pela DGARTES e pelo Instituto Camões.

 

REGULAMENTO

Consulte o Regulamento

INSCRIÇÕES

Aceda ao Formulário

Imagem apresentação: 
Adicionar a homepage: