Cascas d’OvO, pela Jonas&Lander, 15 setembro, Guimarães

©Mariana Lopes
SINOPSE:
CASCAS D’OVO
Cascas d’OvO nasceu da necessidade de explorar uma comunicação telepática, sobre-humana, enquanto expoente máximo da conexão relacional de um casal. Cascas d’OvO oferece a experiência de uma nova dimensão de diálogo, onde se repensam as relações sociais e as suas formas de expressão: o teatro como microcosmos da sociedade que submerge o público no silêncio e na música de corpos que comunicam. Peça distinguida como Priority Company 2014 pela rede europeia Aerowaves.
TEXTO 10 ANOS
Em 2023, assinala-se uma década de colaboração da dupla Jonas&Lander. Depois de CASCAS D’OVO (2013) ter iniciado um processo cooperativo, é conspícua uma trajetória vigorosa e plural, que tem ressonância no tecido cultural nacional e internacional. O percurso de Jonas&Lander tem vindo a ser pulverizado por distinções, prémios e reconhecimentos. Apesar da assinatura estética da dupla ser idiossincrática, cada obra destes autores é caracterizada por uma quase rutura com a obra anterior, convidando sempre o público a uma vertiginosa viagem de inesperados. Depois de mais de dez anos profusamente preenchidos, chega a época de celebração, que só faz sentido quando intimamente partilhada com o público que acompanhou – ou que ainda não teve oportunidade de testemunhar – o desencadeamento e desenvolvimento artístico de Jonas&Lander. Em setembro de 2023, e pela primeira vez, Jonas&Lander irão concentrar a apresentação de todas as peças em circulação, permitindo de forma inédita uma visita guiada ao amplo universo criativo destes autores, entre 2013 e 2023. Uma cronologia, uma retrospetiva, um retrato artístico-psicológico concebido com diversas atividades paralelas tais como workshops, colaborações com a comunidade local, cerimónias festivas e outras ações que pavimentam uma nova aproximação entre o público e Jonas&Lander.
/
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Conceito e Coreografia: Jonas&Lander
Interpretação: Jonas Lopes e Lander Patrick
Desenho de luz: Lander Patrick e Rui Daniel
Operação de Luz: Bruno Santos
Casa de Produção: Associação Cultural Sinistra
Direção de Produção e Difusão: Inês Le Gué
Gestão Administrativa e Financeira: Gabriel Lapas
Assistente de Produção: Margarida Silva
Apoio à Internacionalização: Fundação Calouste Gulbenkian
Coprodução: Festival Materiais Diversos
/
LOCAL, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
Centro Cultural Vila Flor
Pequeno Auditório
15 de setembro às 21h30
/
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
Preço Inteiro: 7,50€
Preço com Desconto: 5€
M/12
/
ACESSIBILIDADE (DO ESPAÇO OU DA OFERTA ARTÍSTICA):
Acessibilidade intelectual: O espetáculo não dispõe de interpretação em Língua Gestual Portuguesa, Audiodescrição ou Sessões descontraídas.
Acessibilidade social: Bilhetes com desconto
Cartão Jovem, Cartão Municipal de Idoso, Reformados, Cartão Municipal de Pessoa com Deficiência, pessoas com deficiência e acompanhante, pessoas com menos de 30 e mais de 65 anos.
/
LINK PARA SITE:
https://jonaslander.com/