Diário de uma República II, pela Amarelo Silvestre, 3 a 14 abril, Teatro São Luiz, Lisboa

Teatro
Diário de uma República II, pela Amarelo Silvestre, 3 a 14 abril, Teatro São Luiz, Lisboa

© Nelson D'Aires

Diário de uma República II é a segunda edição de um projeto de Teatro e Fotografia sobre as pessoas e os territórios da República entre 2020 – 2030. Que Teatro se fará a partir do que se vê? Diário de uma República é um olhar-ver artístico sobre o que vão sendo as pessoas e as paisagens de Portugal ao longo de uma década. Depois da Justiça relacionada com a I edição, a II edição de Diário de uma República terá como foco a questão do Trabalho, no seu sentido mais amplo: o trabalho das mãos, do corpo, da cabeça, o trabalho humano na paisagem, as questões de género e sociais do trabalho, a beleza e a feiura do trabalho.  

Que Teatro resultará do ato de (nos) vermos realmente? Fotografar para prolongar o olhar. Fotografar o Real, já imaginando Teatro. Dar perguntas para ver. Sair para a rua com as perguntas todas. Ter a sensação de que nunca vimos o que estamos a ver. Perguntar para não se saber tudo. Contrariar o perigo de se saber tudo. Quando se souber tudo, nada mais há para perguntar. Seria uma pena. Olhar por querer. Para ver. Não dar respostas, dar perguntas. Fotografar para prolongar o olhar. Levar fotografias para o palco do Teatro e continuar a olhar e a dar perguntas. Sempre para ver. Quando o espetáculo terminar, não terminam as fotografias. E as perguntas tampouco.
A II edição de Diário de uma República estreou a 10 de Junho de 2023, em Loulé, numa coprodução Cineteatro Louletano, TNMDII, Teatro São Luiz, Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, Teatro Diogo Bernardes e Município de Seia.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Direção Artística Fernando Giestas
Apoio à Direcção Artística Rafaela Santos
Fotografia Augusto Brázio e Nelson d'Aires
Interpretação Daniel Teixeira Pinto
Cenografia Henrique Ralheta
Apoio à Dramaturgia e ao Movimento Yola Pinto
Desenho de Luz Wilma Moutinho
Música José Pedro Pinto
Figurinos Rafaela Mapril
Consultoria Artística Fernanda Eugénio
Operação Técnica Ricardo Loio
Consultoria Técnica de Vídeo Paulo Quedas
Direcção Técnica de Digressão Carolina Reis
Operação de Luz de Digressão Luís Ribeiro
Design Joana & Mariana
Documentação Videográfica Eva Ângelo
Apoio à Realização na Documentação Videográfica Maria Ana Krupenski
Documentação Fonográfica Diogo Martinho
Equipa Amarelo Silvestre Susana Figueira Henriques, Marlene Ramos (Produção Executiva), Susana Loio (Gestão Administrativa e Financeira), Rita Coelho (Mediação), Maria Inês Santos (Redes Sociais)
Criação e Produção Amarelo Silvestre
Co-Produção Cineteatro Louletano, Teatro São Luiz, Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, Teatro Diogo Bernardes e Município de Seia
Residências Artísticas Nelas (As Casas do Visconde), Viana do Castelo (Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana), Loulé (Cineteatro Louletano), Lisboa (Galeria Zé dos Bois), Ponte de Lima (Teatro Diogo Bernardes), Portalegre (CAE), Seia (Casa Municipal da Cultura), Vila do Conde (Câmara Municipal), Ílhavo (23 Milhas), Leiria (Teatro José Lúcio da Silva)
Parceria As Casas do Visconde
Apoio Direcção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Nelas
Parceria Media Antena 2
Agradecimentos Ana Cancela, Cátia Marques Veloso, Fátima Fraga, Horácio Peixoto


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

3 a 14 abril 2024
(quarta a sábado, 19h30; domingo, 16h)
Sala Mário Viegas 
Teatro São Luiz, Lisboa


BILHETEIRA

https://teatrosaoluiz.byblueticket.pt/evento?idevento=10488
 


CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/16


MAIS INFORMAÇÕES

www.amarelosilvestre.com