Fertile Futures promove programa aberto ao público nos últimos dias em Veneza

Internacionalização
Bienal de Veneza 2023

Francisco Nogueira

No último fim-de-semana da exposição Fertile Futures, no Palazzo Franchetti, em Veneza, a Representação Oficial Portuguesa na 18.ª Exposição Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia, promove um intenso programa de dois dias aberto ao público em geral e de entrada livre.

Na sexta-feira dia 24 de novembro, das 11h00 às 13h00, será apresentada a edição especial Umbigo x Fertile Futures, reunindo numa conversa a curadora Andreia Garcia, os editores António Néu e Elsa Garcia, a coordenadora editorial Patrícia Coelho e a dupla de artistas Daniel Moreira e Rita Castro Neves. A conversa será seguida de uma visita guiada à exposição pela curadora geral Andreia Garcia e os curadores adjuntos Ana Neiva e Diogo Aguiar. No dia seguinte, sábado 25 de novembro, entre as 16h00 e as 18h00, Fertile Futures promove uma última visita guiada à exposição com a curadora geral Andreia Garcia e os curadores adjuntos Ana Neiva e Diogo Aguiar. Na conclusão da mesma sessão será apresentado o documentário Contemporary Dialogues – Fertile Futures realizado pelo Canal180, seguido de um cocktail.

Umbigo x Fertile Futures

Uma coedição fundamental com a plataforma e revista Umbigo procura refletir sobre o futuro, a gestão dos recursos hídricos, a fertilidade, as fronteiras geográficas desenhadas pelos corpos de água e as práticas ancestrais de partilha e zelo pelo meio ambiente. O convite lançado a artistas, coletivos, curadores e investigadores conta com a participação de quatro autores, Michael Marder, Joana Passi de Moraes, Pedro Gadanho, Yarden Manelzon; quatro artistas, Buhlebezwe Siwani, Miguel Teodoro, Nuno Vicente e Reena Kallatt; a dupla de artistas Daniel Moreira e Rita Castro Neves e o Coletivo Guarda Rios. Esta coedição é lançada simultaneamente em português e inglês, sendo distribuída internacionalmente.

Contemporary Dialogues – Fertile Futures (30min.)

Uma importante colaboração com Canal180 no registo e reportagem de todos os momentos do projeto originou o documentário Contemporary Dialogues – Fertile Futures. Realizado pelo Canal180, com direção do realizador chileno Joaquín Mora, esta peça documental inscreve o momento inaugural da exposição em Veneza, registos das cinco Assembleias de Pensamento e do Seminário Internacional de Verão e apresenta igualmente entrevistas exclusivas com diversos elementos do projeto Fertile Futures, curadora-geral, curadores adjuntos, equipas de arquitetura, especialistas, consultores e consultoras, entre outros.

Fertile Futures

A Representação Oficial Portuguesa na 18.ª Exposição Internacional de Arquitectura — La Biennale di Venezia apresentou Fertile Futures, um projeto com a curadoria de Andreia Garcia e curadoria adjunta de Ana Neiva e Diogo Aguiar, que problematiza a gestão dos recursos hídricos em sete hidrogeografias portuguesas, para pensar um futuro fértil, sustentável e equitativo. Comissariado pela Direção-Geral das Artes, Fertile Futures inaugurou a 20 de maio e decorre até 26 de novembro de 2023, no Palazzo Franchetti, em Veneza, e já recebeu cerca de 34 mil visitantes.

 

_________________

FERTLE FUTURES

 

 


Data de publicação: 22-11-2023


 

Imagem apresentação: 
Adicionar a homepage: