Exposição "Nós os loucos", 12 dezembro, no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa [INAUGURAÇÃO]

Artes plásticas
Exposição "Nós os loucos", 12 dezembro, no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa [INAUGURAÇÃO]

Nós os Loucos / Créditos: P28/ Manicómio

Descrição: A exposição retrospetiva que se apresenta na galeria do Pavilhão 31 faz o balanço da primeira edição de Nós os Loucos, realizada em quatro centros psiquiátricos no Norte de Portugal – Centro Hospitalar Conde de Ferreira (Santa Casa da Misericórdia do Porto), Hospital Magalhães Lemos, no Porto, e 2 unidades do Instituto S. João de Deus, em Areias de Vilar e Barcelos –, e da primeira fase da segunda edição, com trabalhos selecionados a partir das residências ocorridas em 2022-23 no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (Hospital Psiquiátrico Sobral Cid) e no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (Hospital Júlio de Matos).

O projeto Nós os Loucos visa a experimentação do desenho enquanto meio de construção de processos criativos dirigido a residentes de instituições de saúde mental nacionais, encarando o papel do artista enquanto veículo para o despertar da consciência criativa e de guia no caminho a percorrer pelos residentes destas instituições. Pretende-se, através de ferramentas inovadoras de desenho, facilitar o acesso a pessoas com doença mental à experimentação artística livre, proporcionando ações em diferentes contextos (hospitalar, em imersão, em residência e expositivo) que permitirão aos participantes desenvolverem o seu processo criativo, potenciando a sua expressividade. As diferentes ações pretendem alavancar, complementar e enriquecer a experiência artística dos participantes explorando visualmente o impacto da mudança de contexto.

A fase de intervenção artística em salas imersivas de desenho propositadamente criadas dentro de hospitais e instituições de saúde parceiras decorre com a participação de artistas-mediadores e com recurso a material da Viarco, de forma a criar uma rotina e uma relação de confiança com os participantes e corpo clínico, com acompanhamento e supervisão de uma equipa do Manicómio e Viarco.

Além da parceria com a Viarco e as unidades de saúde referidas, a presente edição de Nós os Loucos é apoiada no âmbito do programa PARTIS & Art for Change, uma iniciativa conjunta da Fundação Gulbenkian e “la Caixa”. A P28 é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura/ Direção-Geral das Artes, no âmbito do Programa de Apoio Sustentado às Artes, Biénio 2023-24.

/
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Artistas participantes: Anabela Soares, António Brêda, António Costa, Bento, Carlos Cruz, Carlos M., Fernando Vilaça, Filipe Cerqueira, Francisco Peixoto, Gaspar, Ivo, João Fonseca, José Carlos Figueiredo, Leonel E., Luís Ferreira da Silva, Luís Pinto Ramos, Manuel Martinho, Manuel dos Pontinhos, Mário Batista Cunha, Miguel Craveiro, Miguel Mendonça, Rúben, Sónia C.
Curadoria: Sandro Resende/ Manicómio

/
Local, dia e horários:
Galeria do Pavilhão 31 - Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa
Pavilhão 31 - CHPL, Rua do Brasil nº 53, Lisboa (entrada Rua das Murtas
producao@p28.pt
Inauguração: 12 de Dezembro de 2023, 18h00
Exposição: de 13 de Dezembro de 2023 a 20 de Janeiro de 2024
Quarta a sábado, das 14h00 às 19h00. Encerra feriados.

/
Link para site:
www.p28.pt