Concerto de Ano Novo - Conservatório Regional de Évora - Eborae Mvsica, 7 janeiro

Música
Concerto de Ano Novo - Conservatório Regional de Évora - Eborae Mvsica, 7 janeiro

O Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica, a Associação Eborae Mvsica e a Câmara Municipal de Évora promovem o tradicional Concerto de Ano Novo, pelas Orquestra de Cordas e Orquestra de Sopros do Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica, sob as direções de Luís Rufo e Artur Barroso, no dia 7 de janeiro, domingo, às 18h30, no Teatro Garcia de Resende. Haverá também uma pequena participação de bailarinas, da Escola de Dança Amélia Mendoza, durante a peça “The Second Waltz” interpretada pela Orquestra de Sopros.

Programa: Orquestra de Cordas - Concerto "Alla rustica" Rv.151 de A. Vivaldi (Allegro, Andante, Presto); Concerto grosso op.6 nº4 de A. Corelli (Adagio – Allegro, Adagio, Vivace – Allegro) com os solistas: Violino l - Joana Canhoto; Violino ll - Carla Lourenço; Violoncelo - Duarte Semeão; Adagio da Sinfonia nº2 de S. Rachmaninov; "Holberg suite", de E. Grieg; Prealudium.

Orquestra de Sopros: Highland Cathedral, de Michael Korb, (Arr: Siegfried Rundel), com o solista Filipe Marques; Tuba Concerto Español, de Kurt Gäble (solista Luís Ferreira); 1ª Suite Alentejana (Fandango), de Luís de Freitas Branco e transcrição de Carlos Marques; Pasodole Ganadaria Murteira Grave, de Fernando Ramos; The Second Waltz, de Dimitri Shostakovitch (Arr. André Waignein); Radetzky March, de Johann Strauss.

Luís Rufo iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música Eborense, e em Violino na Escola Profissional de Música de Évora. É Licenciado em Violino pela Escola Superior de Música de Lisboa. Estudou no Mestrado em Violino na Universidade de Évora e é profissionalizado para o Ensino de Violino, Viola de Arco e Classe de Conjunto. Tem colaborado com várias orquestras portuguesas, tais como a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Filarmonia das Beiras, OCCO, Orquestra Clássica do Algarve, Orquestra Ibérica, entre outras. Foi Concertino da Orquestra da EPMEV, em Portugal, Espanha, Moçambique, Pirinéus e Alemanha. Participou na gravação do CD de obras de Christhoper Bochmann.  Tem-se apresentado em recitais na formação de Violino e Piano, Violino e Guitarra, e em agrupamentos de câmara, em Portugal, Itália e Bulgária. É membro fundador da Orquestra do Alentejo. É professor no CREV – Eboræ Mvsica, onde fundou e dirige, desde 2006, a Orquestra de Cordas, e no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, tendo sido Júri do Prémio “José Augusto Alegria”.

Artur Barroso começou a estudar trompete em 1991 na Escola Profissional de Música de Évora. Tem o Curso Superior e a profissionalização para o Ensino Especializado da Música da Academia Nacional Superior de Orquestra – Orquestra Metropolitana de Lisboa. Tocou várias vezes a solo com os Organistas Sibertin Blanc e António Mota. Foi convidado para tocar com várias orquestras e grupos nacionais e internacionais. Em 2004,  com o Ensemble Português de Trompetes (Ensemble fundado na Academia Nacional Superior de Orquestra, Orquestra Metropolitana de Lisboa), participa num dos maiores encontros mundiais de trompetistas: ITG (International Trumpet Guild ) em Denver (Estados Unidos). Fez vários concertos com este grupo em Inglaterra, Portugal , Espanha, Alemanha e França. Frequentou o curso de aperfeiçoamento de Direção de Banda, organizado pela Sociedade Filarmónica Artística Estremocense. Estudou Direção de Orquestra e Direção de Banda de Sopros.

Para este concerto não haverá reservas, exceto a pessoas de fora de Évora ou de mobilidade reduzida. Para mais informações deverá contactar o Teatro Garcia de Resende. Mais informações pelo telefone 266 746 750 , ou por e-mail eboraemusica@gmail.com .

Os horários de funcionamento da bilheteira do Teatro Garcia de Resende, são os seguintes: das 09h00 às 12h30, e das 14h00 às 17h30 - segunda a sexta-feira. No domingo, dia 7 de janeiro, a bilheteira abre às 16h30, duas horas antes do espetáculo começar.

Este Concerto é organizado pela Associação Eborae Mvsica, estrutura financiada pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Cultura - DGArtes, e coprodução Câmara Municipal de Évora. Apoios: Cendrev, Antena 2, Diário do Sul, Rádio Diana e A Defesa.