Memórias de uma falsificadora, pela Pé de Cabra, 16 janeiro, Porto

DESCRIÇÃO:
Aurora, no caminho para a igualdade apresenta um ciclo de programação multidisciplinar, que envolve artistas, cultores e alunos, sobre os valores e as conquistas de abril e o papel da mulher à luz dessas conquistas, por forma a encontrar novos caminhos na luta pela igualdade de género.
Participam no projeto Aurora as Escolas Públicas: São Pedro da Cova, Gondomar; Pedrouços, Maia; Rodrigues de Freitas, Porto; e João Gonçalves Zarco, Matosinhos. Os alunos do Secundário destas escolas estão, presentemente, a desenvolver trabalho artístico por meio de oficinas de vídeo, fotografia, e ilustração, orientadas pelas artistas|formadoras Paula Preto, Sónia Borges e Vanessa Fernandes e pelo videasta Ivo Reis (Espectro Visível).
O Aurora programa o espetáculo “Memórias de uma falsificadora”. “Memórias de uma Falsificadora” evoca a vida de Margarida Tengarrinha, sobretudo o longo período em que viveu na clandestinidade (1954-1974): O seu trabalho como falsificadora, a mudança constante de casa e de identidade, a morte do companheiro - José Dias Coelho - brutalmente assassinado pela PIDE, a separação das filhas, o isolamento da família e dos amigos.
Numa relação de grande proximidade com o público, recorrendo a artefactos muito simples, uma atriz - habituada a fazer-se passar por outras pessoas - recria os passos mais importantes do percurso de Margarida e dá voz à perspetiva das mulheres sobre a vida na clandestinidade. Uma vida cheia de privações mas que, ainda assim, a autora considera uma vida feliz, plena de sentido.
/
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Aurora, no caminho para a igualdade é um projeto Pé de Cabra.
Espetáculo Memórias de uma falsificadora”:
Adaptação e Encenação: Joaquim Horta;
Interpretação: Catarina Requeijo
Apoios aos figurinos: Marisa Carboni
Coprodução: Horta – produtos culturais; São Luiz Teatro Municipal; Museu do Aljube - Resistência e Liberdade; Truta
/
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
Entrada livre - público escolar; 3€ - público em geral.
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M/12 anos
/
ACESSIBILIDADE (DO ESPAÇO OU DA OFERTA ARTÍSTICA):
Conversa com a atriz, no fim do espetáculo.
/
LINK PARA SITE:
https://pedecabra.org/
«Aurora, no caminho para a igualdade» é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.
O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.
É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar.
A primeira edição, lançada em 2023, teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou um total de 45 projetos, que abrangem todo o país.