Mákina de Cena em Santiago do Chile para apresentar "Samotracias"

© João Catarino
SAMOTRACIAS (a partir do texto Les Samothraces, de Nicole Caligaris) é a primeira internacionalização da Mákina de Cena. Inspirada na obra de Nicole Caligaris, "tem vindo a ser maturada nos fluxos criativos de Carolina Santos há alguns anos, muito antes de toda esta crise de migrantes e refugiados saltar para as nossas telas". Um processo que envolve equipas de Portugal, Chile, Colômbia e França e que incluiu entrevistas a mulheres migrantes de várias nacionalidades, as quais partilharam as suas histórias. O espetáculo é apresentado entre 23 e 26 de janeiro, no Santiago OFF e no Teatro Municipal de Chillán, com o apoio da Direção-Geral das Artes e do Programa Iberescena Artes Escénicas Iberoamericanas.
SINOPSE
Canto de sobrevivência, manifesto de uma horda em movimento, SAMOTRÁCIAS é o grito de três mulheres que se agarram à sua ânsia de emigrar. Sissi, a mais jovem, procura a fama no
estrangeiro. Sandra, mãe viúva, quer fugir a um novo casamento forçado e oferecer um futuro à sua filha. Pepita, que passou a sua vida a servir os outros, procura um fim diferente para os seus dias. São três mulheres que querem a mesma coisa: partir.
Esmagadas pela crença num outro futuro, veem o seu propósito desvanecer-se numa viagem cruel. O sonho reduzido ao instinto de sobrevivência. Surge a dúvida, será que têm mesmo o direito de partir?
O movimento é o motor de um espetáculo trilingue (pt/fr/es) que tem por base o ato de migrar, a deslocação entre países nunca nomeados, em que três atrizes dão vida à récita implacável de Nicole Caligaris, entrecruzando ficção e realidade, com recurso a testemunhos de mulheres migrantes, residentes no Algarve.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Cocriação e Interpretação: Carolina Santos, Letícia Blanc e Ulima Ortiz
Direção Artística: Carolina Santos
Direção Plástica / Desenho Cénico: Eduardo Jiménez Cavieres
Consultoria Artística: Ricardo Correia e Alexandra Guarín Design
Som e Composições Originais: Marco Martins
Fotografia e Vídeo: João Catarino Participantes
Vídeo: Cristina Lourenço, Divina Almondes, Emília Amaral, Fátima, Iulia, Jexemery Freitez, Leirer Menezes, Manuela Silva, María Angel Baile, Olena Starukh, Saliha Karzazim, Solange Silva, Solomiya Motsiak, Tatiana S.
Voz-off: Ricardo Correia e Patrícia Amaral
Execução de Cenário e Figurinos: Ana Karina Inês
Direção Técnica e Iluminação: Mafalda Oliveira
Técnico Audiovisual: Samuel Beckman
Direção de Produção: Pedro Silva
Difusão Internacional: Sandrine Crisóstomo
Produção e Comunicação: Ana Palmeiro Redes Martim Santos
Coprodução: Mákina De Cena, Fondación Teatro Libre de Bogotá | Portugal — Colômbia — Chile
Financiamento: Câmara Municipal De Loulé, Iberescena - Fundo de ajudas para as artes cénicas Ibero-Americanas
Apoios e Parcerias: Auditório Carlos Do Carmo — Município De Lagoa, IPDJ Faro, Fundación Santiago Off, First Round — International Creative Platform, ACM – Alto Comissariado para as Migrações, CNAIM Faro, Fundação António Aleixo, Casulo — Laboratório De Inovação Social De Loulé, Vamus, Loulecópia
A Mákina de Cena é apoiada pela República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes e pela Câmara Municipal de Loulé.
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS
Santiago OFF
23 e 24 de janeiro 2024
Centro GAM sala 2 Santiago do Chile – 18h45
Entepach 29
26 de janeiro 2024
Teatro Municipal de Chillán – 21h00
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
M/14
ACESSIBILIDADE
Todos os espaços garantem o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.
MAIS INFORMAÇÕES
Data de publicação: 16-01-2024
