Concerto da Camerata Atlântica, 28 janeiro, Teatro Joaquim Benite, Almada

Música
Concerto da Camerata Atlântica, 28 janeiro, Teatro Joaquim Benite, Almada

A Camerata Atlântica continua a celebrar o seu 10.º aniversário. No próximo domingo, apresenta-nos um concerto cujo programa inclui o jovem compositor Moçambicano Estevão Chissano (com a estreia da sua obra Xikhongelo) e a violetista Francisca Galante (vencedora do Concurso Vasco Barbosa em 2017 e 2019). A Suite de Tangos #1 ― escrita para este concerto por Sérgio Azevedo ― e a música da América Latina (com a Fuga con Pajarillo do venezuelano Aldemaro Romero) são ainda destaques desta iniciativa que celebra, também, o centenário do nascimento de Joly Braga Santos, finalizando o concerto "com a sua fantástica Sinfonietta para cordas".


SOBRE O CONCERTO

(Pela Camerata Atlântica)

As celebrações do Décimo aniversário da Camerata Atlântica, serão realizadas entre Novembro 2023 e Novembro 2024, através da Temporada de Concertos Pontes para o Mundo sob o patrocínio da Direção Geral das Artes DGArtes e as Câmaras Municipais das 5 cidades a visitar.

No concerto no Teatro Municipal Joaquim Benite além da estreia mundial de uma peça de um dos jovens compositores selecionado no Concurso/laboratório realizado em Novembro 2023, incluiremos diferentes compositores que tem tido um significado no repertório da Camerata nestes 10 anos de atividades.

O Venezuelano Aldemaro Romero, faz parte do primeiro programa interpretado pela CA na sua estreia, programa inteiramente preenchido por música de compositores latino-americanos e que posteriormente foram gravados no primeiro CD da CA.

Sérgio Azevedo, um representante das novas gerações de compositores portugueses que se tem destacado pela sua qualidade e versatilidade, e que tem sido um parceiro da CA, desta vez dedicando uma Suite de Tangos em estreia absoluta.

Joly Braga Santos, nome incontornável da composição em Portugal, celebra neste ano 2024 o centenário do seu nascimento, e será também aqui celebrado pela Camerata Atlântica.

Os jovens tem tido um lugar de destaque nestes 10 anos da CA, com diversas atividades dedicadas a eles, mas sobretudo com a criação do Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa, com 7 edições já realizadas, onde a Francisca Galante foi premiada em duas oportunidades, atuando aqui como solista em representação da nova geração de músicos portugueses.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Camerata atlÂNTICA
Direção: Musical: ANA BEATRIZ MANZANILLA
SOLISTA: Francisca Galante-Viola


BILHETEIRA

https://ctalmada.pt


 

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/6


MAIS INFORMAÇÕES

https://camerataatlantica.pt/camerata-atlantica-10o-aniversario/

 

 


Data de publicação: 23-01-2024