Coisas Soltas e uma Entrevista – Jorge Molder e Pedro Ventura, pela P28, 1 fevereiro a 30 março, Lisboa

Artes plásticas
Coisas Soltas e uma Entrevista – Jorge Molder e Pedro Ventura, pela P28, 1 fevereiro a 30 março, Lisboa

Coisas Soltas, Jorge Molder / Jorge Molder e Pedro Ventura / P28

DESCRIÇÃO:
Com Coisas Soltas e uma Entrevista – Jorge Molder e Pedro Ventura, a P28 inaugura o seu programa de atividades para 2024 no dia 1 de fevereiro, pelas 18h00, na galeria do Pavilhão 31 do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL/ Hospital Júlio de Matos). Com esta nova edição de ENTREVISTA, dá-se continuidade a um projeto expositivo e editorial que consiste numa “troca de papéis” entre artista convidado e artistas do Ateliê de Artes Plásticas do Serviço de Reabilitação do CHPL. Em simultâneo, Jorge Molder estreia e dá início, também, ao arranque oficial do projeto OUTDOOR ’24, com Desvio, trabalho impresso em lona para suporte de grandes dimensões (painel publicitário), patente de 1 a 29 de Fevereiro, no Largo Marquês de Angeja, à Avenida da Índia, junto ao Museu dos Coches, em Belém, Lisboa.

A P28 – Associação de Desenvolvimento Criativo e Artístico tem como missão a difusão da arte contemporânea e como responsabilidade cultural/social a arte na doença mental. No seu histórico, conta já com 23 anos ininterruptos de trabalho curatorial, de programação e de ensino artístico no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, com diversos e variados projetos, agora sobretudo presentes no Pavilhão 31: a única galeria de arte nacional que apresenta parcerias entre artistas profissionais e artistas residentes numa unidade de saúde mental. Este conceito programático procura desestigmatizar o artista com doença mental e contribuir para a sua valorização artística e pessoal, validando a obra de arte enquanto peça por si só.

COISAS SOLTAS E UMA ENTREVISTA

Artista consagrado, Jorge Molder é sobejamente reconhecido pelo seu trabalho na área da fotografia e performance, com o qual explora questões de identidade e/ou memória, entre outras. A sua prática artística inclui autorretratos (prefere chamar-lhe autorrepresentações devido exatamente a essa dimensão performativa) próximos do surreal, com os quais desafia fronteiras entre realidade e imaginação. Com exposições em todo o mundo, Molder contribui significativamente para o cenário artístico contemporâneo, destacando-se com a sua abordagem tanto idiossincrática quanto reflexiva.

A proposta de ENTREVISTA consiste numa troca de papéis entre artista convidado e artistas do Ateliê de Artes Plásticas do Serviço de Reabilitação do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL). Porém, trata-se de um “duplo projeto” no sentido da legitimação dos artistas doentes mentais, com quem a P28 tem desenvolvido um trabalho continuado de formação e programação desde 2001. No epicentro do trabalho desenvolvido pela P28 desde a sua fundação tem estado justamente a promoção do contacto entre artistas doentes aí residentes e artistas profissionais. E, para estes momentos, a P28 convida nomes consagrados já com um histórico de colaborações anteriores com os projetos da associação. Esse espaço de partilha tem tido maior incremento nos últimos 10 anos com as exposições regulares no Pavilhão 31, estando na base da criação deste projeto/espaço expositivo. Por lá passaram, entre outros, Eduardo Souto Moura, Jorge Molder, Pedro Cabrita Reis, Miguel Palma, António Olaio, Pedro Cabral Santo, João Tabarra, mas também nomes internacionais como Jeff Koons, Jason Martin ou Emir Kusturica, e foram várias as trocas de experiências e os encontros improváveis gerados dessa união. ENTREVISTA consolida e apresenta, tanto em exposição quanto em livro, a promoção destes encontros.

Neste contexto, é apresentado em Coisas Soltas e uma Entrevista um conjunto de trabalhos resultado desse percurso/ histórico expositivo de Jorge Molder na P28, incluindo um projeto realizado em parceria com Pedro Ventura, para a Stolen Books, em 2022. A instalação produzida por Pedro Ventura para esta exposição – Patos de Andrómeda – é resultado de uma visão/ apropriação muito pessoal do universo de Molder. Em sala anexa, projeta-se o vídeo Entrevista: Jorge Molder ao lado de Pedro Ventura, um registo captado no âmbito da exposição Estranho Substituto, em 2018.

Esta apresentação terá, em complemento, uma publicação antológica do histórico de colaborações da P28 à semelhança do já produzido com Pedro Cabrita Reis.

Em termos de atividades públicas em 2024, a P28 já deu início à nova edição do projeto OUTDOOR, mantendo uma programação em permanência ao longo do ano, 24 sobre 24 horas, em 5 cidades do país (Braga, Coimbra, Faro, Lisboa e Porto) de trabalhos de uma dezena de artistas portugueses. Desvio, imagem produzida por Jorge Molder a partir da sua série Jeu de 54 cartes inaugura igualmente a 1 de Fevereiro, estando patente em Lisboa até final do mês.

A P28 é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura/ Direção-Geral das Artes, no âmbito do Programa de Apoio Sustentado às Artes, Biénio 2023-24.

/
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Artistas participantes: Jorge Molder e Pedro Ventura.
Curadoria: Sandro Resende/ P28

/
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
Coisas Soltas e uma Entrevista
Inauguração:
1 de Fevereiro, 18h

Exposição:
2 de Fevereiro a 30 de Março de 2024
Quarta-feira a Sábado: 14h – 19h. Encerra feriados.
Galeria do Pavilhão 31 | CHPL – Hospital Júlio de Matos | Av. do Brasil, nº 53 (entrada Rua das Murtas)

Outdoor Desvio
1 a 29 de Fevereiro de 2024
Segunda-feira a Domingo: 00h – 24h
Suporte/ painel no Largo Marquês de Angeja, Belém, Lisboa

/
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
Entrada livre.

/
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA:
Para maiores de 6 anos.

/
ACESSIBILIDADE (DO ESPAÇO OU DA OFERTA ARTÍSTICA):
Vídeo com legendagem em português

/
LINK PARA SITE:

www.p28.pt