"METADE DOS MINUTOS", DE PRAGA PARA ÉVORA

cenografia
Instalação da Representação Oficial Portuguesa na PQ23

© Bruno Simão

"Metade dos Minutos", de Ângela Rocha, vai poder ser visitada em território nacional já a partir de 3 de fevereiro. A instalação artística imersiva que em junho de 2023 representou oficialmente Portugal na PQ23: 15.ª Quadrienal de Praga - Prague Quadrennial of Performance Design and Space (Praga, República Checa) ― uma das mais importantes mostras internacionais nas áreas do design de cena, cenografia e arquitetura teatral ― é agora apresentada em Évora, na Sala do Tribunal do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, até 7 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h. 

Mais de 5 mil visitantes interagiram com "Metade dos Minutos" na PQ23. Comissariada e financiada pela Direção-Geral das Artes, a instalação foi galardoada com o PQ Kids Award. Segundo a apreciação do júri, "lúdica e interativa, a exposição portuguesa convida ao uso de todos os sentidos, evocando a pura alegria de explorar um espaço desconhecido. Entrar nela é como caminhar numa terra de sonhos. Foi também esta exposição que mais despertou a imaginação dos visitantes mais jovens".

Esta proposta curatorial da cenógrafa Ângela Rocha dá prioridade ao lugar do visitante como agente ativo e decisor, num alinhamento conceptual com o tema proposto pela PQ23 (Visões Raras), que convidou os artistas "a imaginar, visualizar, ou até mesmo criar visões raras do futuro, que nos aproximem, toquem profundamente os nossos corações e abram perspetivas inspiradoras e visionárias de mudança". Nas palavras de Ângela Rocha «Numa era que impera pelo ruído industrial e pela velocidade, quando me confrontei com a temática da PQ23 foi gritante a necessidade de dar voz ao corpo e enaltecer as mãos e o seu poder transformador e conector com o mundo e o tempo.»

Na visão de Futuro pós-pandemia que propõe, Ângela Rocha apresenta, de forma imersiva, a reivindicação do Presente espacial e temporal, numa instalação-labirinto onde as texturas reagem ao movimento do visitante, permitindo uma experiência tátil. De facto, o núcleo da instalação Metade dos Minutos incide na sua dimensão táctil, hoje cada vez mais desvalorizada e banalizada na função de mera ativadora de ecrãs. Essa reconexão com a experiência do toque será feita através de texturas exploradas de forma saturada, articulando uma realidade de excessos visuais que pretende reanimar a nossa sensibilidade táctil.  Todos os elementos são inteiramente engolidos pela organicidade de texturas num diálogo de afetação entre matéria e corpo, desenvolvido no espectro de contrastes entre o que cativa e o que repele.

 

 


Data de publicação: 26-01-2024


 

 

 

 

Imagem apresentação: 
Adicionar a homepage: