"Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa", de Sara Barros Leitão, 8 e 9 fevereiro, Matosinhos

DESCRIÇÃO:
Aurora, no caminho para a igualdade, realizado pela Pé de Cabra, no âmbito do Programa «Arte pela Democracia», promovido pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, em parceria com a DGArtes, apresenta um ciclo de programação multidisciplinar, que envolve artistas, cultores e alunos do Secundário, sobre os valores e as conquistas de abril e o papel da mulher à luz dessas conquistas, por forma a encontrar novos caminhos na luta pela igualdade de género.
Participam no projeto as Escolas Públicas (três delas inseridas no Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária): João Gonçalves Zarco, Matosinhos, AE Pedrouços, Maia, Rodrigues de Freitas, Porto, e São Pedro da Cova, Gondomar. Os alunos do Secundário destas escolas estão, presentemente, a desenvolver trabalho artístico por meio de oficinas de vídeo, fotografia e ilustração, orientadas pelas artistas/formadoras Paula Preto e Sónia Borges e pelo Espectro Visível - Vanessa Fernandes e Ivo Reis.
Sinopse do Espetáculo:
«“Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa” é o título roubado clandestinamente a um texto do livro “Novas Cartas Portuguesas”, e que dá o mote para este espectáculo. Partimos da criação do primeiro Sindicato do Serviço Doméstico em Portugal, em 1974, para contar a história, ainda pouco conhecida, ainda pouco contada, ainda pouco reconhecida, ainda pouco valorizada, do trabalho das mulheres, do seu poder de organização, reivindicação e mudança.
Esta é a história do trabalho invisível que põe o mundo a mexer.
É a história das mulheres que limpam o mundo, das mulheres que cuidam do mundo, das mulheres que produzem, educam e preparam a força de trabalho.»
/
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Aurora, no caminho para a igualdade é um projeto Pé de Cabra.
Espetáculo “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”:
Equipa
Criação e interpretação: Sara Barros Leitão
Assistência à criação: Susana Madeira
Coordenação da pesquisa: Mafalda Araújo
Desenho de Luz: Cárin Geada
Desenho de Som: José Prata
Figurinos e cenografia: Nuno Carinhas
Produção: Susana Ferreira
Operação de Som: Mariana Guedelha ou Maria Peres
Operação de Luz: Cárin Geada ou João Teixeira
Execução de costura: Ponto Sem Nó
Concepção de Maquinaria: António Quaresma
Registo de vídeo: Mariana Vasconcelos
Design: Marta Ramos
Co‑produtores
Residência de co‑produção: O Espaço do Tempo
Co‑produtores: 23 Milhas; Fundação Centro Cultural de Belém; A Oficina; Cine‑Teatro Louletano; Teatro Académico Gil Vicente; Teatro do Noroeste / Centro Dramático de Viana; Teatro Municipal Baltazar Dias;
Teatro Nacional São João; Teatro Viriato
Projecto financiado por: República Portuguesa e Direcção Geral das Artes
Parceria: Livraria Poetria
/
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
Aurora, no caminho para a igualdade apresenta o espetáculo "Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa", de Sara Barros Leitão, nos dias 08 de fevereiro, às 14h30, dirigido ao público escolar, e 09 de fevereiro, às 21h30, para o público em geral, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, (em Matosinhos).
/
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
Público escolar - 5€
Público em geral - 7,5€
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M/12
/
ACESSIBILIDADE (DO ESPAÇO OU DA OFERTA ARTÍSTICA):
Conversa com a autora, no fim dos espetáculos.
/
LINK PARA SITE:
https://pedecabra.org/