Inauguração da Exposição "Apresentação de trabalhos sem incorporação de elementos vivos", de Nuno Vicente, 17 fevereiro, Fundão

Cruzamento disciplinar
Inauguração da Exposição "Apresentação de trabalhos sem incorporação de elementos vivos", de Nuno Vicente, 17 fevereiro, Fundão

Nuno Vicente

Descrição:
Nuno Vicente (eu, tu, o outro, o ar entre nós e tudo o que um dia foi) apresenta no Espaço Pontes os resultados de uma residência artística proporcionada pelo município do Fundão. O projeto consiste num dispositivo destinado à contemplação pós-bucólica, originalmente pensado para a serra da Gardunha e que entrelaça espécies humanas e não humanas. Com uma difícil transposição para o espaço público da cidade, o dispositivo é meticulosamente desmontado pelo artista para interação com o público no Espaço Pontes, através de um ensaio visual em forma de manifesto, dois filmes e alguns protótipos. alguns dos quais serão apresentados no espaço museológico da Casa do Barro, como uma forma de resolver um conflito entre andorinhas e humanos. Esta instalação visa convocar sensibilidades pós-antropocêntricas e imaginários que nos proporcionam pistas sobre como organizar o presente em aliança com o meio, os seres e as relações que existem.

..

Nota bio
(nuno vicente)
eu, tu, o outro, o ar entre nós e tudo o que um dia foi.

Nascido em 1981 em Chartres, França, reside e trabalha entre Madrid, Alicante e várias localidades nas serras de Portugal, incluindo Belmonte. É licenciado em pintura e artes visuais pela ESADCR, mestre em Investigação em Arte e Criação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid, onde realiza atualmente estudos de doutorado sobre as relações entre obra, ecossistema e público, com foco nas epistemologias intersespécies.
Participa regularmente em programas de residências artísticas, desenvolvendo trabalhos ecossistémicos que envolvem os elementos presentes na paisagem. A sua obra conjuga poesia e uma abordagem útil e pragmática da arte.
O seu trabalho foi apresentado em diversos locais, como Lazareto de Cagliari Centro Culturale di Arte em 2012 (ITA), SAVVY Contemporary em Berlim em 2013 (DEU), Bienal de Artes Visuais de Varna em 2014 (BGR), MAAT em Lisboa em 2015, Museu do Côa em 2015, Czong Institute for Contemporary Art em 2016 (SKR), Kramskoy Museum em Voronezh em 2018 (RUS), Dalhalla Open Air Amphitheater em 2018 (SUE), Matadero em Madrid em 2019 (ESP), Royal Swedish Academy of Fine Arts em Estocolmo em 2019 (SUE), Centro de Artes Las Cigarreras em Alicante em 2021 (ESP), Bienal do Conhecimento Art(e)Facts em 2021 e a Exposição Internacional de Arquitetura La Biennale di Venezia em 2023 (ITA).
Além disso, participou em várias seleções, como os Prémios Millennium BCP em 2007 e os Prémios Novos Artistas da Fundação EDP em 2015.

/
Local, data e horário:
Espaço Pontes (Rua João Franco 33) Fundão
Inauguração: 17 de fevereiro às 21h30
17 de fevereiro a 14 de abril 2024

/
Link para site:
https://www.ars-id.org/