Exposição "A Pele da Água", de Pedro Tudela - até 20 de abril, na VNBM, em Viseu

Artes visuais
Exposição "A Pele da Água", de Pedro Tudela - até 20 de abril, na VNBM, em Viseu

Montagem da exposição © Filipa Ávila Antunes

A Pele da Água é o resultado da residência artística de Pedro Tudela com os Zés Pereiras das Cavalhadas de Vildemoinhos e com António Carvalho, o último latoeiro de Viseu, que com 89 anos ainda cria e vende peças, em ferro e lata, no centro histórico da cidade de Viseu.

Está patente na VNBM - Venha a Nós a Boa Morte até dia 20 de abril, de segunda a sexta das 11h30 às 19h30, na Rua Sr.ª da Boa Morte, em Viseu. A entrada é gratuita.

 

Na sua essência, a pele da água, é uma narrativa visual que ecoa as coisas do mundo. Cada curva, um capítulo; cada reflexo, uma insistência magnética. Nas bordas do desconhecido, essa película líquida revela-se como um palimpsesto onde o passado e o presente coexistem, desenhando um arco temporal que se estende desde a princípio do tempo até o instante presente e fugaz.

A pele da água, com sua fragilidade aparente, é, na verdade, a sombra de segredos remotos, o espelho que reflete a essência intangível da existência. Basta observar a pele da água para nos levar a pensar em assuntos profundamente evocativos, que desafiam a nossa perceção da natureza e do mundo (que maltratamos) à nossa volta.

Portanto, reflitamos com reverência esse véu líquido e instável que encerra na sua tessitura a substância universal da qual todos fazemos parte.

 - Pedro Tudela

Mais informação no website VNBM.

A VNBM - arte contemporânea integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC)

 


SOBRE O ARTISTA

Pedro Tudela nasceu em Viseu, em 1962.
Artista Plástico, Músico e Cenógrafo. É Professor Auxiliar na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto.
Membro fundador do colectivo @c e da editora Crónica.
Em 1987, conclui licenciatura em Pintura pela ESBAP, Escola Superior de Belas Artes do Porto. Bolseiro da Fundação Caloust Gulbenkian no período de estudante da Escola Superior de Belas Artes do Porto.
Em 2003, presta provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto onde conclui o Doutoramento em Arte e Design em 2011.
Em 1992, por ocasião da exposição “mute…life” funda o colectivo multimedia mute life dept. [MLd].
Desde 1992 expõe com regularidade em Portugal e no estrangeiro.
No trabalho como Artista plástico foi representado pela Galeria Graça Brandão. Participa em diversas mostras, performances e feiras de arte internacionais, entre 1980 e 2010.
É representado pela Kubikgallery desde 2011.
Recebeu vários prémios de pintura e desenho e está representado em museus e colecções particulares dentro e fora do Pais.
Tem discos editados a solo, com o colectivo MLd e essencialmente com o colectivo @c, colaborou e participou em diversas compilações nacionais e estrangeiras.
Vive e trabalha no Porto.