"Mistake! Mistake! said the rooster… and stepped down from the duck" inaugura a 23 de setembro no Lumiar Cité

Artes plásticas
"Mistake! Mistake! said the rooster… and stepped down from the duck" inaugura a 23 de setembro no Lumiar Cité

O projeto internacional "Hubert Fichte: Amor e Etnologia", concebido por Diedrich Diederichsen e Anselm Franke, é apresentado em Portugal, numa série de eventos a decorrer entre 22 de setembro e 5 de novembro, na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema e no Lumiar Cité, em Lisboa. 

O projeto inclui o lançamento do livro "Um Amor Feliz", de Hubert Fichte, e uma conversa com Diedrich Diederichsen, Manuela Ribeiro Sanches e Jürgen Bock, no dia 22, às 17h00, na Livraria Linha de Sombra (Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema), seguindo-se, às 18h30, a projeção de quatro foto-filmes de Hubert Fichte e Leonore Mau. Para além do livro, o projeto integra ainda a exposição "Mistake! Mistake! said the rooster… and stepped down from the duck" - com curadooria de Jürgen Bock e produção a cargo da Maumaus. A exposição é dos artistas plásticos Gabriel Barbi, Ramiro Guerreiro, Ana Jotta, Euridice Kala e Simon Thompson, e inaugura no dia 23, às 17h, no Lumiar Cité, onde estará patente até ao dia 5 de novembro.  

/
Sinopse
Pela Maumaus

"Mistake! Mistake! said the rooster... and stepped down from the duck" é uma exposição de artistas e não sobre um autor. Os cinco artistas plásticos - Gabriel Barbi, Ramiro Guerreiro, Ana Jotta, Euridice Kala e Simon Thompson - leem e ouvem o escritor Hubert Fichte: o seu livro Um amor feliz, a peça radiofónica Caparica, uma aldeia piscatória, transmitida em 1967 pela Rádio do Hesse, da RFA da época, catálogos e outros livros de ou sobre Fichte, e foto-filmes “rodados” por Leonore Mau e “comentados” pelo “etnopoeta” Fichte. Pensamentos no espaço: através de Fichte, sentir o mundo de um modo diferente. Fifty-fifty, sim. Uma exposição sem qualidades, uma pose literária. A descrição de Portugal como uma forma elevada da Fada Morgana, Portugal como uma fachada de cerâmica. A banda sonora imaginária de uma exposição e não se deixar apanhar a fazer arte: caricaturas e poemas na tela ou telas transformadas em poemas..."

A obra do escritor e etnólogo Hubert Fichte (1935-1986) é considerada uma fonte de inspiração para novas disciplinas, como os Estudos Queer ou os Estudos Pós-coloniais, em que a crítica económica, (homo)sexualidade e a auto-reflexão se tornam ferramentas metódicas. Hubert Fichte: Amor e Etnologia é um projecto que propõe estimular a recepção do seu trabalho, traduzindo a sua obra para os lugares do mundo que percorreu juntamente com a sua companheira de vida, Leonore Mau. O projeto é lançado com a exposição Mistake! Mistake! said the rooster… and stepped down from the duck, que inaugura no espaço Lumiar Cité, seguindo-se outras exposições e eventos no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica e espaço A Gentil Carioca (ambos no Rio de Janeiro). Durante várias residências em Lisboa, os artistas plásticos Gabriel Barbi, Ramiro Guerreiro, Ana Jotta, Euridice Kala e Simon Thompson, desenvolveram em conjunto uma exposição transversal para o espaço Lumiar Cité, com curadoria de Jürgen Bock. Antecedendo a inauguração da exposição, na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema / Livraria Linha de Sombra acontece o lançamento do romance Um amor feliz, de Hubert Fichte (Livros Cotovia, com tradução de José Maria Vieira Mendes), com apresentação pelos investigadores Manuela Ribeiro Sanches e Diedrich Diederichsen e moderação de Jürgen Bock, seguido pela projeção de quatro foto-filmes da autoria de Hubert Fichte e Leonore Mau.

/
Ficha artística e técnica:
Curadoria: Jürgen Bock
Produção: Lumiar Cité / Maumaus em parceria com Goethe-Institut Portugall e Haus der Kulturen der Welt (Berlim). Em colaboração com Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, Livraria Linha de Sombra, Livros Cotovia e S. Fischer Stiftung (Berlim). 

O conjunto de eventos faz parte do projeto internacional Hubert Fichte: Amor e Etnologia, concebido por Diedrich Diederichsen e Anselm Franke. Em Portugal, o projeto é cofinanciado por Goethe-Institut Portugal e Haus der Kulturen der Welt (Berlim). 

/
Locais, datas e horários:

22 de setembro de 2017, às 17h 
Lançamento do livro "Um Amor Feliz", de Hubert Fichte. 
Conversa com Diedrich Diederichsen, Manuela Ribeiro Sanches e Jürgen Bock
Livraria Linha de Sombra
Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema 
Rua Barata Salgueiro, 39
1269-059 Lisboa

22 de setembro de 2017, às 18h30 
Projeção de quatro foto-filmes de Hubert Fichte e Leonore Mau. 
Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema
Rua Barata Salgueiro, 39
1269-059 Lisboa

23 de setembro a 5 de novembro de 2017 (inauguração: dia 23, às 17h)
Exposição "Mistake! Mistake! said the rooster... and stepped down from the duck"
Lumiar Cité
Rua Tomás del Negro, 8A
1750-105 Lisboa

/
Mais informações:
www.maumaus.org
www.facebook.com/pg/LumiarCite/posts/?ref=page_internal