"Ao Mesmo Tempo'24" - Mariana Lemos convida Pak Ndjamena, 16 março, Lisboa

Dança
"Ao Mesmo Tempo'24" - Mariana Lemos convida Pak Ndjamena, 16 março, Lisboa

Imagem: Mariano Silva Lopes

AO MESMO TEMPO são sessões de improviso organizadas pelo c.e.m – centro em movimento "que acontecem no espaço entre os corpos que dançam, escutam, fazem som, reverberam, ressoam". 

"Com uma duração entre 30/40 minutos, dedica-se tempo ao trabalho de criação no agoragora, que é regido pela energia da improvisação, tendo o próprio encontro como conteúdo de fundo. A bailarina e criadora Mariana Lemos, que integra o c.e.m há duas décadas, convida desde 2019, artistas da música experimental, improvisada e do free jazz, para arriscarem consigo de improviso! Nascem então duetos, trios, quartetos, entre o estúdio branco do c.e.m - centro em movimento e outros espaços culturais de relevância em Lisboa.

A primeira sessão da temporada de 2024, será no sábado dia 16 de março e abre com o multi artista moçambicano Pak Ndjamena, bailarino e músico. É a primeira vez neste contexto que o dueto acontece entre bailarinos e certamente dançaremos (entre muitas outras coisas) à volta dos sons que nascem do corpo".

As reservas podem ser feitas para cem@c-e-m.org e afara.ponte@gmail.com 


Pak Ndjamena, Bailarino, Coreógrafo e Professor de Dança Contemporânea, com formações diversas e imerso num universo cultural extenso, tem vindo a desenvolver um conjunto de técnicas de dança híbridas, em busca de uma nova inscrição coreográfica coerente às representações; um novo corpo contemporâneo que se relaciona com o meio ambiente e com outros corpos.
Com várias experiências e conhecimentos culturais, nas suas aulas têm explorado as danças africanas da África Ocidental (Mali, Gana, Senegal, Gâmbia, Guiné-Bissau e Togo), África do Sul e Moçambique, onde tem as suas origens culturais. Durante vários anos obteve técnicas em dança contemporânea com professores de todo o mundo e colaborou com alguns coreógrafos europeus e africanos, onde conseguiu transcender as suas visões, abrindo o seu horizonte, e que lhe permitiu experimentar diferentes formas e expressões para enriquecer as possibilidades de movimento, criação corporal, compreensão do espaço cênico etc!


Mariana Lemos é uma artista da dança brasileira que vive e trabalha há duas décadas em Portugal. Licenciada em Dança e Mestre em metodologias do ensino, tem uma paixão por colaborações e acredita numa prática artística plural, que investe em muitas áreas ao mesmo tempo. Não se imagina dedicada a apenas uma linha de atuação... os feminismos, a educação, a música e a performance tecem um caminho de experiências que refletem-se na sua biografia de vida e trabalho. Bailarina, professora, criadora e mediadora cultural segue num caminho construído desde dentro da filosofia de pesquisa e criação do cem-centro em movimento/Lisboa.


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

Local: c.e.m – centro em movimento
Rua dos Fanqueiros, nº 150 – 1º
Lisboa
cem@c-e-m.org – 91 9708336
Dia 16 março às 20h


BILHETEIRA

Reservas/pedidos de informação: cem@c-e-m.org e afara.ponte@gmail.com 
21 8871763 - 91 9708336


MAIS INFORMAÇÕES

www.c-e-m.org

 

 


Apoio: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes