"Ser Animal Humano" de Sofia Brito, 5 junho, Teatro das Figuras, Faro

Dança
"Ser Animal Humano" de Sofia Brito, 5 junho, Teatro das Figuras, Faro

A AORCA apresenta SER ANIMAL HUMANO, da coreógrafa Sofia Brito, um espetáculo de dança contemporânea  dedicado ao público juvenil. A performance convida os espetadores "a mergulhar numa reflexão sobre a essência e o propósito da humanidade". Com interpretações de Susana Vilar e Marco Olival, "esta obra é uma proposta para repensar o mito do excepcionalismo humano e a narrativa do progresso infinito da espécie humana".


"O mundo é hoje dominado por um animal que não acredita ser um animal. E o futuro está a ser imaginado por um animal que não quer ser um animal. Isto é importante".
(Melanie CHALLENGER)

"É verdade que o ser humano é um animal excepcional, mas excepcional não é necessariamente melhor.  Estes mitos são crenças que dominam o pensamento e as escolhas que nos extingue mais, a cada dia, da nossa ligação com a vida, e o que mais dá gosto aos nossos dias."
(Sofia Brito)


SINOPSE

Em um mundo cheio de incoerências, complexo e cada vez mais dominado pela sofisticação e pela agitação, "Ser Animal Humano" convida-nos a repensar quem somos e qual é o nosso papel na Terra, onde pertencemos e que pouco valorizamos. Pela arte da dança a artista e bailarinos exploraram os enigma e as qualidades de ser animal e alguns dos medos que sustentam a dualidade, de não o querer ser. A autora diz que gostava de despertar nos adolescentes a capacidade de ouvir o seu GPS interno, nossa intuição mais primordial, e o reconhecimento que ‘nós também somos natureza’.

O espetáculo aborda a crescente alienação do ser humano em relação à sua própria origem natural, questiona a nossa desconexão da natureza e se esta está a levar-nos para um caminho de auto-extinção. Através das performances brilhantes de Vilar e Olival, somos levados a uma jornada de descoberta, enfrentando os medos e as forças que nos definem como seres humanos.

Em "Ser Animal Humano", Sofia Brito desafia os espetadores a contemplar a nossa origem comum, e a aceitar a interligação intrínseca entre a natureza e o ser humano. 

O espetáculo "é uma chamada à reflexão profunda, uma experiência teatral e de dança que transcende o palco para tocar nas fibras mais profundas da nossa existência".


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Direção artística e coreográfica: Sofia Brito Bailarinos: Susana Vilar e Marco Olival Direção musical: Rafael Correia
Desenho de Luz: João Fontinha Apoio dramatúrgico: Graça Correia Figurinos: Sofia Brito
Direção de produção: Alicja Gladysz
Assistência de produção e comunicação: Luana Fernandes
Composição musical e mistura: Rafael Correia e Diogo Lima @ Sickonce Studio
Produção: AORCA
Coprodução: Câmara Municipal de Lagos e Teatro das Figuras
Parceiros: Quinta Vale da Lama e Dancenema
Duração: 50 minutos
Para maiores de 14 anos

AORCA é uma estrutura financiada pela República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Lagos


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

Datas de espetáculos:
Junho 2024 
Teatro das Figuras 
Dia 5 às 11h00

Outubro 2024
Centro Cultural de Lagos 
Dia 23 às 11h00 e às 15h30


OFICINA DO ESPETADOR

"Num mundo cheio de incoerências, complexo e cada vez mais dominado pela sofisticação tecnológica e pela agitação, "Ser Animal Humano" convida-nos a repensar quem somos e qual é o nosso papel na Terra, onde pertencemos e que pouco valorizamos".

Para escolas em Faro (Tomás Cabreira) e Lagos (Júlio Dantas, AE Gil Eanes).


INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Os bilhetes podem ser adquiridos nos lugares habituais, na bilheteria do Teatro das Figuras e Centro Cultural de Lagos ou online. As reservas para grupos escolares (com desconto) enviar para email: info@aorca.pt . Mais informações: www.aorca.pt ( em breve) ou no instagram: @aorca.ong