Projeto Semeadores [inauguração], 18 julho, Funchal

"O Cão do Dragoal" de Nuno Henrique
A Câmara Municipal do Funchal lança a primeira ação do projeto "Semeadores", no dia 18 de julho, das 17h30 às 20h30, nos espaços da Capela da Boa Viagem e Museu Henrique e Francisco Franco, com a inauguração das exposições "Todos os Animais" de Luís Paulo Costa e "O Cão do Dragoal" de Nuno Henrique, seguidas de uma conversa com Luís Paulo Costa, Nuno Henrique, Aida Carvalho (Diretora do Museu do Côa) e Óscar Lobo de Faria (Curador e ensaísta).
“TODOS OS ANIMAIS”, LUÍS PAULO COSTA
Capela da Boa Viagem
Inaugura a 18 de julho às 17h30
Entrada Livre
A primeira exposição do programa dos “Semeadores”, intitulada "Todos os Animais" de Luís Paulo Costa, abre ao público às 17h30 na Capela da Boa Viagem e reúne um conjunto de pinturas sobre papel realizadas entre 2019 e 2022. Nesta série de pinturas, as mãos do artista, tocando uma na outra, procuram criar a silhueta de um animal na sombra que se projeta na parede. Não sendo visível a sombra projetada, ficamos na incerteza de confirmar a relação direta entre a composição das duas mãos e o aparecimento da silhueta de um animal em particular na parede, resultante dessa posição concreta das mãos. Aquilo que podemos ver, o que está exposto, ativa então o campo do desejo, criando a necessidade de imaginar o que está para além do visível.
A propósito desta série de pinturas, o curador Óscar Lobo de Faria, no texto de sala que acompanha a exposição elucida-nos que “Ao negar o acesso às sombras, o artista coloca uma armadilha ao espectador, pois este põe-se naturalmente a tentar adivinhar qual é o animal que as mãos estão a compor? Esta manipulação faz desviar a atenção do assunto desta série: a ilusão da pintura.
“Todos os Animais” resulta de uma parceria com o Museu do Côa – Fundação Côa Parque e envolve também um programa de mediação cultural dedicado ao público infanto-juvenil. As datas e inscrições serão anunciadas brevemente.
“O Cão do Dragoal”, Nuno Henrique
Museu Henrique e Francisco Franco
Inaugura a 18 de julho às 18h30
A segunda exposição, "O Cão do Dragoal" de Nuno Henrique, inaugura às 18h30 no Museu Henrique e Francisco Franco. O trabalho do artista madeirense, a residir atualmente em Nova Iorque, tem sido desenvolvido em estreita relação entre o desenho e a escultura, a partir de técnicas e métodos que envolvem trabalho manual e necessitam de tempos de produção demorados. Os projectos e obras que decorrem desse trabalho quase sempre estabelecem uma relação conceptual com o mundo natural e a paisagem.
Para a exposição no Museu Henrique e Francisco Franco, traz-nos a história de um encontro casual com um cão que o acompanhou durante uma caminhada até ao sítio do Dragoal, no arquipélago do Porto Santo. O registo desta narrativa e os materiais que a compuseram, tais como desenhos, mapas e fotografias, são o ponto de partida para criação de uma escultura e de um livro de artista, numa relação estreita com o coleção do Museu, incidindo especial atenção aos cadernos de desenhos de viagem.
Às 19h30, no Museu, uma conversa com os artistas, a diretora do Museu do Côa Parque, Aida Carvalho, e o curador Óscar Lobo de Faria aprofundará as temáticas das exposições, explorando as especificidades da paisagem, as relações entre espécies animais e vegetais, e a ligação com a etnografia, a história e a cultura de cada lugar.
O Projeto Semeadores é apoiado pela RPAC - Rede Portuguesa de Arte Contemporânea