"Performances, Projecções, Debates e Redações" com curadoria de Paula Pinto, 26 julho (inauguração), RAMPA, Porto

Artes visuais
"Performances, Projecções, Debates e Redações" com curadoria de Paula Pinto, 26 julho (inauguração), RAMPA, Porto

A exposição “PERFORMANCES, PROJECÇÕES, DEBATES E REDAÇÕES” apresenta um conjunto de casos da performance-arte em Portugal, pensados a partir de diferentes materiais visuais e de comunicação social, que refletem um campo de experimentação artístico e de manifestação política e cultural, constitutivos da conquista da democracia em Portugal. Cinquenta anos passados sobre a transferência do foco do objeto artístico para o corpo, da configuração formal para a gestualidade, da perspetiva contemplativa do observador para uma relação intrusiva com o público, e da construção dos valores estéticos representativos da história da arte para a sua desconstrução através da valorização da ação ao vivo, não é possível voltar a colocar a arte de rua na instituição cultural. Reduzir as práticas artísticas da performance à catalogação de novos médiums, ou à mera catalogação dos eventos em si, é apagar-lhes as transformações sociais e políticas das quais foram reflexos e cujos discursos desencadearam novas formas de produção cultural e política. Os casos aqui apresentados questionam os suportes e práticas artísticas, bem como as revoluções que deles emanam.


PAULA PINTO (Porto, 1971)

Formada em Artes Plásticas-Escultura pela Faculdade de Belas Artes na Universidade do Porto (1998), obteve o grau de Mestre em Cultura Urbana atribuído pela Universidade Politécnica da
Catalunha (2004) e concluiu o Doutoramento em Estudos Visuais e Culturais na Universidade de Rochester, Nova Iorque (2016). Trabalha sobre cruzamentos disciplinares entre a dança, fotografias, artes plásticas, cinema/ vídeo e performance, interessando-se particularmente por arquivos de artistas, críticos de arte e instituições culturais. É curadora independente desde 2010 e publicou vários livros.
Em 2021 recebeu apoio da Direção-Geral das Artes para o Programa em Parceria - Arquivos de Dança, Teatro e Cruzamento Disciplinar 2021. Nesse âmbito constituiu o arquivo e web-site: performingthearchive.com.


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

INAUGURAÇÃO 
26.07.2024
RAMPA
Pátio do Bolhão 125, Porto


PROGRAMA

Inauguração | 18H | RAMPA (Pátio do Bolhão 125, Porto)
Performance “Prelúdio febril” de Bárbara Fonte | 18:30H | RAMPA

[Programa Paralelo]

07.09.2024
13H às 00H | RAMPA
Carla Cruz e Cláudia Lopes | Performance “11 Horas a Desenhar” (após Túlia Saldanha e Robert Schad)

12.09.2024
18H | RAMPA
CONVERSA PÚBLICA
Rita Barreira | “Arte, democracia e transformação social: Debates, assembleias, conversas, mesas e conferências como práticas artísticas” 
Álvaro Vasconcelos | "Da luta pelo direito à palavra, ao debate em liberdade"

13.09.2024
18H | RAMPA
CONVERSA PÚBLICA
Catarina Rosendo | Conversa sobre “Operação Estética em Vilar do Paraíso” (1973-1974) de Alberto Carneiro

14.09.2024
18H | RAMPA
PERFORMANCE
tangente (Inês Lapa e Beatriz Rola)  | Performance musical "Asa que sem ar resiste"


Entrada livre em todos os eventos.


 

 

 


A Rampa é uma estrutura financiada pela República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes