Instalação "Mil Pássaros", pela Companhia de Música Teatral, até 1 setembro, Coimbra

Cruzamento disciplinar
Instalação "Mil Pássaros", pela Companhia de Música Teatral, até 1 setembro, Coimbra
Para os Mais Novos

Mil Pássaros em Coimbra . © Companhia de Música Teatral

Sensibilizar, desde a primeira infância, para questões ambientais, para a necessidade de cuidado com os outros e com o planeta, a partir de experiências musicais e artísticas extensivas a toda a comunidade. Este foi o objectivo do Projecto Mil Pássaros, criado pela Companhia de Música Teatral (CMT). Em 2024, Mil Pássaros foi realizado no Município do Fundão — tendo a instalação final sido apresentada na Moagem — e com seis parceiros de um projeto ERASMUS+ — tendo a instalação final sido apresentada em Tabloo em Dessel, na Bélgica. Agora está na cidade de Coimbra. A instalação Mil Pássaros em Coimbra, culmina um projeto artístico-educativo realizado entre 2023 e 2024, integrando agora a 5ª Edição do Dar a Ouvir – O Som de Todas as Coisas, iniciativa do Jazz ao Centro Club, no Convento São Francisco (CSF), em Coimbra. A instalação pode ser visitada até ao dia 1 de Setembro.

O projeto inspira-se numa lenda japonesa, segundo a qual um desejo transforma-se em realidade se se construir mil orizuros enquanto se vislumbra esse desejo. Orizuro é um pássaro construído em papel seguindo a técnica de origami. Depois do bombardeamento de Hiroshima, o orizuro tornou-se um símbolo de desejo de paz e da necessidade de espírito de união na construção de um mundo harmonioso.

O desenvolvimento do projeto Mil Pássaros  contou com uma intensa vertente formativa de 48 educadoras, que foram estimuladas a levar toda a aprendizagem das formações para as suas turmas em 31 jardins de infância e prosseguir o trabalho com mais de 1000 crianças e respetivas famílias através da criação de uma “instalação”. Esta “instalação” resulta dos objectos cénicos que habitaram os jardins de infância onde nasceram pássaros (os pássaros da imaginação de cada criança guiada pelos seus pais e educadoras) e que aí serviram também de cenário para a apresentação de PaPI-Opus 8 (uma peça de música teatral apresentada em todos os jardins de infância). Esses objectos cénicos, e todos os orizuros construídos ao longo deste processo — em cuja construção as crianças e respetivas famílias foram envolvidas —, estão agora reunidos na instalação Mil Pássaros. Para visitar e celebrar a beleza de uma esperança coletiva.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Conceção: Companhia de Música Teatral; Coprodução: Municipio de Coimbra e Companhia de Música Teatral; Instituições participantes: JI de Almas de Freire (2 salas), JI de Almedina, JI de Ameal, JI de Andorinha, JI de Antuzede, JI de Areeiro (2 salas), JI de Arzila, JI de Bairro Azul (2 salas), JI de Bairro Norton de Matos (2 salas), JI de Brasfemes (2 salas), JI de Casais (2 salas), JI de Ceira (2 salas), JI de Eiras (2 salas), JI de Ingote, JI de Larçã, JI de Loreto (2 salas), JI de Olivais (3 salas), JI de Póvoa, JI da Quinta das Flores (3 salas), JI de Ribeira de Frades, JI de Santa Apolónia (2 salas), JI de São Bartolomeu, JI de São Bento (2 salas), JI de São João do Campo (2 salas), JI de São Martinho de Árvore, JI de Solum, JI de Solum-Sul (2 salas), JI de Souselas, JI de Taveiro, JI de Trouxemil e JI de Vila Verde; dos Agrupamentos de Escolas: Coimbra Centro, Coimbra Oeste, Coimbra Sul, Eugénio de Castro, Martim de Freitas e Rainha Santa Isabel; Colaboração: Minerva — Centro de Formação da Associação de Escolas; Agradecimentos: NOVA-FCSH, Universidade de Aveiro.

Gabinete do Pássaro: Ana Isabel Pereira (coordenação), Gustavo Paixão, Inês Rodrigues da Silva, Mariana Caldeira Pinto, Mariana Vences, Rita Roberto; t.labMil Pássaros - Formação transitiva em Arte para a Infância: Mariana Vences e Rita Roberto; PaPI - Opus 8: Inês Rodrigues da Silva, Mariana Caldeira Pinto; Oficina do Pássaro: Mariana Vences, Inês Rodrigues da Silva, Adriana Lopes; Instalação Mil Pássaros: Miguel Ferraz, Paulo Maria Rodrigues, Rita Roberto, Mariana Vences, Jorge Graça; Design de sistemas interativos e captação de som: Élio Moreira, Jorge Graça; Aconselhamento: Paulo F. Rodrigues; Gestão de recursos educativos: Helena Rodrigues; Direção artística: Paulo Maria Rodrigues; Coordenação geral: Artur Silva; Mediação: Catarina Moura (CSF), Joana Nogueira (CSF), Ana Paula Fernandes (CMC) e Dora Simões (CMC); Coordenação: Filipe Carvalho (CSF) Maria Carlos Pêgo (CSF); Design gráfico: Mafalda Maia


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

Instalação "Mil Pássaros"  Companhia de Música Teatral 
Morada: Convento São Francisco, Avenida da Guarda Inglesa, n.º1A, 3040-193 Santa Clara, Coimbra
Horário: Até dia 1 de setembro. Quarta a segunda | 15h00 às 20h00 (última entrada às 19h30) 
Público-alvo: Para todas as idades. Recomendada para crianças acompanhadas por adultos.


BILHETEIRA

Instalação "Mil Pássaros"  Companhia de Música Teatral 
Visitas Gratuitas
239 857 191 - bilheteira@coimbraconvento.p


MAIS INFORMAÇÕES

https://www.coimbraconvento.pt/pt/agenda/dar-a-ouvir-o-som-de-todas-as-coisas/

 

 

 


Apoio: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes