"Ensaio sobre a Cegueira" da coreógrafa Nélia Pinheiro (CDCE) é apresentado no Uruguai

© Ricardo Henriques
Nos dias 23 e 24 de agosto, o Centro Cultural Democrático (Treinta y Tres, Montevideu), Uruguai, recebe a criação “Ensaio Sobre a Cegueira” da coreógrafa Nélia Pinheiro, inspirada na obra de José Saramago e produzida pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE). A apresentação insere-se na programação do Festival Internacional de Artes Escénicas (FIDAE), que este ano tem Portugal como país convidado.
Ensaio sobre a Cegueira “resulta do culminar de um percurso de experimentação coreográfica, em torno do comportamento humano em situações de crise e violência. Os conflitos interiores, o medo, o individualismo como forma natural de existir, as questões éticas e morais associadas ao comportamento em sociedade, elencam a natureza comportamental dos intérpretes. Em cena, a natureza humana é apresentada de forma crua, sem emoção. Com um formato próximo da instalação artística, a criação apresenta uma linguagem experimental, tanto a nível visual, como a nível do posicionamento do corpo na dança e na cena. Os elementos chave obra de José Saramago surgem como indutores da linguagem dramatúrgica e de movimento, que desenvolve uma metáfora acerca do comportamento humano individual e colectivo, um discurso sobre a condição humana”. (Nélia Pinheiro)
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Direção | Coreografia NÉLIA PINHEIRO Interpretes GONÇALO ALMEIDA ANDRADE, NÉLIA PINHEIRO, RICARDO HENRIQUES Ambiente Sonoro GONÇALO ALMEIDA ANDRADE Figurinos JOSÉ ANTÓNIO TENENTE Cenografia NÉLIA PINHEIRO, RAFAEL LEITÃO Desenho de Luz NUNO MEIRA Técnica PEDRO BILOU, FERNANDO DIAS Direção de Produção RAFAEL LEITÃO Produção VANESSA PARAÍBA Comunicação CARLOS CARVALHO Produção CDCE 2020 Coprodução CDCE, MUNICÍPIO DE ÉVORA Apoio / Colaboração FUNDAÇÃO JOSÉ SARAMAGO no âmbito das Comemorações do Centenário de José Saramago.
A CDCE é apoiada pela República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes
Data de publicação: 06.08.2024
