Residência artística “O Cantar das Nascentes”, pela Binaural Nodar, 2 a 14 setembro, Viseu

Música
Residência artística “O Cantar das Nascentes”, pela Binaural Nodar, 2 a 14 setembro, Viseu

Fotografia: desenho gráfico de Liliana Silva

 

A Binaural Nodar celebra 10 anos de trabalho em parceria com o Museu do Linho de Várzea de Calde e com o Município de Viseu, com a organização, entre 2 e 14 de setembro, de uma residência artística com a presença dois artistas sonoros internacionais que irão expressar temáticas relacionadas com a interação entre água e cultura no contexto rural de Várzea de Calde.


Ana Carucci (Argentina/Espanha)

O projeto de Ana Carucci para esta residência artística visa criar uma paisagem sonora que explora as possibilidades percussivas da água, abordando-a como um objeto: Como é que um elemento tão fluido pode ser transformado num instrumento de percussão? Para expandir a gama de sons que a água pode produzir, a pesquisa da artista concentrar-se-á no uso do seu próprio corpo e na exploração de dispositivos encontrados e construídos. A artista vê os objetos como uma ponte entre o cultural e o natural. Como é que ela pode jogar com estas fronteiras através do som? Adotando uma mentalidade tecnológica com intenções poéticas, Ana Carucci pretende desafiar a relação tradicional entre o homem e a natureza, que muitas vezes a vê como uma simples mercadoria.

Ana Carucci é uma artista argentina que vive atualmente em Espanha. Trabalha com pintura, desenho e som, criando instalações artísticas, música e paisagens sonoras. As suas obras surgem da exploração dos limites entre a abstração e a literalidade, jogando com a linguagem e a memória dos sentidos. A natureza e a sua relação com a cultura é um tema constante da sua prática artística. Em 2022, Ana Carucci fez parte do programa de residência AADK Espanha e da residência Countdown Grabowsee em Berlim, Alemanha. O seu trabalho Notebook 1 foi selecionado pelo Fundo de Artes Visuais da Argentina para o seu prémio nacional em 2017.


FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Uma coprodução ente a Binaural Nodar, o Município de Viseu, através do Museu do Linho de Várzea de Calde e da Freguesia de Calde.

Direção artística: Luís Costa

Artistas residentes: Ana Carucci e Julian Weaver

Produção e documentação: Nely Ferreira e Ana Margarida Ferreira


MAIS INFORMAÇÕES

www.binauralmedia.org