Exposições "Gato Mia" de Maryam Shimizu e “On(e) Painting 1993 - 2023” de Joao Felino, inauguram 21 setembro no Fundão

Artes plásticas
Exposições "Gato Mia" de Maryam Shimizu e “On(e) Painting 1993 - 2023” de Joao Felino, inauguram 21 setembro no Fundão

EXPOSIÇÃO
Gato Mia

À procura da narrativa em um lugar morto

aspiro as migalhas

vejo o tesouro como uma data ou um objeto esquecido

sinais para o vazio com rastros cheios

Crio uma história com os vestígios de outro alguém

Com as pausas no tempo que o lugar acumula

quem existiu de verdade?

Sendo que tudo se apoia por pouco

grandes vírgulas ficam

Maryam Shimizu integra, desde 2023, o grupo de artistas emergentes que desenvolve o seu trabalho de investigação no programa de residências da ARS e Município do Fundão, no Campus Mineiro – Cabeço do Pião.

/
Ficha artística e técnica:
ARS Associação Investigação Desenvolvimento, Projecto Pontes, Município do Fundão, República Portuguesa – Cultura, Direção Geral das Artes
Artista: Maryam Shimizu

Maryam Shimizu

Natural de São Paulo, Brasil, mas reside e trabalha atualmente em Lisboa, Portugal. É licenciada em Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Sua prática tem se dedicado ao descobrir de relações com pessoas, lugares e ideias, podendo se apresentar em mídias como pintura, instalação, banda desenhada, entre outras. Participou nas seguintes exposições coletivas entre os anos de 2021 e 2023: Prémio de Pintura 2a Edição - Alunos da FBAUL na Ermida na Travessa da Ermida; Spike to Spica na Galeria Monumental e Encontros Imediatos de Segundo Grau com curadoria de João Reis nas Galerias Municipais de Lisboa - Galeria Avenida da Índia.  Realizou também com Mafalda Riobom e Rita Peças a exposição e performance I fell asleep and had a brilliant name idea for this performance yet I instantly forgot na Galeria Zé dos Bois.

/
Local, datas e horários de apresentação:
Espaço Biblos (Rua dos Bombeiros Voluntários 5, Fundão)
INAUGURAÇÃO 21 de setembro de 2024 às 17h00
21 de setembro a 1 de novembro de 2024

/
Informações sobre bilheteira:
A entrada é livre.

/
Classificação etária:
maiores de 6 anos
 

/
Acessibilidade (do espaço ou da oferta artística):
Espaços com condições de acesso a pessoas com mobilidade condicionada.
 

/
Link para site:
www.ars-id.org

 


 

EXPOSIÇÃO
On(e) Painting 1993 - 2023
A body of work carrying the singularity and uniqueness of each One Painting, but also for each one a theoretical reflection On Painting.

"A comunicação é o oposto do conhecimento. É inimiga das ideias porque lhe é essencial dissolver todos os conteúdos. A alternativa é uma forma de proceder baseada na memória e na imaginação, num desinteresse interessado que não foge do mundo, mas o faz mover."
Mario Perniola, Contra a Comunicação, Teorema, Lisboa 2005

Dada a impossibilidade manifesta de traduzir o título para português, sem o sacrifício do seu extraordinário poder de síntese de que é investido na língua inglesa, já que nessa medida, ele é simplesmente intraduzível para qualquer outra língua, deixando de ser operativo sem a necessidade de recorrer a um suplemento descritivo; podemos dizer que este é um corpo de trabalho, em que cada uma das telas é portadora da singularidade de cada uma das pinturas, metodologicamente engendrando a diferença, sendo cada uma absolutamente única nos seus valores de composição, ainda que o seu processo de produção seja rigorosamente repetitivo.

E por outro lado, cada uma delas, nos seus valores de interpretação imanentes, encerra em si mesma uma reflexão teórica sobre a pintura, ou acerca da história da pintura, ou de um modo mais alargado, das representações artísticas, mas também científicas, políticas ou sociais.

Sabendo que coincidentemente estão cumpridos, 30 anos daquela que foi a minha 1ª exposição individual, em Novembro de 1993, realizada na galeria Quadrum.

Exposição constituída por um conjunto muito alargado de impressões Xerox™, fotocopias realizadas em regime self-service, toner diretamente sobre folhas de papel, já impressas, de jornal e revistas; dimensões variáveis de acordo com o respetivo formato de cada uma das respetivas folhas / newsprint.
 

/
Ficha artística e técnica:
ARS Associação Investigação Desenvolvimento, Projecto Pontes, Município do Fundão, República Portuguesa – Cultura, Direção Geral das Artes
Artista: Joao Felino

Joao Felino (1962)
Atualmente vive e trabalha em Lisboa. Desde a sua primeira exposição individual em 1993 On(e ) Painting, que teve lugar na Galeria Quadrum na Galeria Quadrum, um dos mais relevantes espaços de arte independentes durante os anos 70's e 80's em Lisboa, sob a liderança de Dulce D'Agro, Joao Felino tem vindo a apresentar um extensivo conjunto de obras e de projetos, através de uma pesquisa e investigação levada a cabo com recurso aos mais diversos medium; trabalhos sobre papel, desenho, colagem, pintura, fotografia, escultura, trabalhos baseados em objetos encontrados, vídeo, performance e instalação, com um forte ênfase em trabalhos baseados em texto. Um corpo de trabalho fortemente enraizado num enquadramento histórico e conceptual que toma a arte também como uma categoria problemática, desde a sua criação e apresentação até à sua receção.

Group Show apresentada na Jack presents, um espaço gerido por artistas que promove exposições quer dentro quer fora do espaço da galeria, uma das suas mais significativas exposições individuais na medida em que, é aquela que melhor descreve e sintetiza, desde logo através do seu título, o processo de trabalho e metodologia, da arte até todas as formas de representação, artísticas, mas também políticas ou sociais.

Uma reflexão sobre como um artista hoje trabalhando com fotografia, por exemplo, responde perante os assuntos que são específicos dos processos fotográficos, ainda que com outros meios, desde o momento da sua execução e produção, até ao da sua receção e consumo.

Obras que recusam o preconceito segundo o qual os mais recentes desenvolvimentos nos processos e prática da fotografia ou da pintura, da escultura ou do desenho, teriam encolhido ou estreitado a esfera própria de cada um destes meios.

Muito pelo contrário, abriram todo um espaço regenerativo, expandindo o universo da produção de arte e sugerindo novas ideias reflexivas acerca da complexidade das imagens e do modo como são concebidas, produzidas e disseminadas.

Para além das duas apresentações de grupo, na edição da ARCOLisboa 2018, Emergency Exit, pré-apresentação do projeto Jack presents The Plinth, Cordoaria Nacional, Lisboa, 17-20 Maio, 2018; e na primeira edição da feira de desenho contemporâneo, newspaper paintings ' preliminary drawings series, Rosalux, the Berlin-based art space, Drawing Room, Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa, 10-14 Outubro, 2018. 

Das suas exposições individuais destacam-se Flags of the World; que teve lugar no MUDE - Museu do Design e da Moda, Lisboa; Mai 22 - Ago 31, 2014, newspaper paintings ‘ desenhos preliminares; A Montra, Lisboa; Jan 17 - Fev 1, 2015 e Flaggen der Welt; Rosalux, Berlin; Abr 24 - Mai 23, 2015.

Exposição durante a qual desenvolveu também a performance Sandwiched (in Berlin); Kreuzberg, Mitte e Wedding, durante o MPA-B, Month of Performance Art Berlin, na sua 5ª edição antológica.

Mais recentemente destacam-se ainda, a line is a li e is alive, parte do programa de exposições individuais que tem sido desenvolvido na Porta 14, Calçada do Correio Velho, Nov 17 - Jan 7, e a exposição individual Faites vos Jeux,... na galeria Cristina Guerra Contemporary Art, Jul 4 - Ago 25, ambas em 2017.

Emergency Exit; Kubikulo, Kubik Gallery, Porto, Jan 26 - Mar 16, 2019. 

La Recherche, a line is a li e is alive; MUNHAC - Museu de História Natural e da Ciência, Mar 10 - Jul 28, Lisboa, 2022 e Spot, Largo de Santo António da Sé; Museus de Lisboa - Museu de Santo António; Jun 11 - Set 4, Lisboa, 2022.

/
Local, datas e horários de apresentação:
Espaço Pontes (Rua João Franco 33, Fundão)
INAUGURAÇÃO
21 de setembro de 2024 às 16h00
21 de setembro a 1 de novembro de 2024

/
Informações sobre bilheteira:
A entrada é livre.

/
Classificação etária:
maiores de 6 anos
 

/
Acessibilidade (do espaço ou da oferta artística):
Espaços com condições de acesso a pessoas com mobilidade condicionada.
 

/
Link para site:
www.ars-id.org