Lançamento do livro “Marcos Portugal (1762-1830): publicações de música religiosa no século XIX"

música

O Coro de Câmara de Lisboa, a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e o CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical lançam o livro “Marcos Portugal (1762-1830): publicações de música religiosa no século XIX / 19th century sacred music editions”, no dia 21 de outubro, no Auditório da BNP, em Lisboa. A sessão de lançamento, a decorrer às 16h, é apresentada por Manuel Pedro Ferreira, David Cranmer e António Jorge Marques e contará com um mini-concerto dirigido por Teresita Gutierrez Marques. As obras apresentadas no mini-concerto serão interpretadas pelo organista Sérgio Silva e pelos solistas Margarida Simões, Luísa Toledo, Joseph Ngongo e Mariana Monteiro. A entrada é livre.
No mini-concerto será feita a estreia moderna da obra “O quam suavis Fá M” (P 05.11, V1) de Marcos Portugal e a estreia moderna (parcial) da “Missa Si b M” (P 01.17, V1) do mesmo compositor. Serão também cantados o “Tantum ergo Mi b M” (P 04.04, V1) e excertos do “Te Deum Ré M” (P 04.08, V2). As edições críticas das quatro obras estão incluídas no livro.

Serão também exibidos alguns manuscritos musicais de Marcos Portugal existentes na Biblioteca Nacional de Portugal, manuscritos esses que serviram de base às edições críticas das obras contidas no livro.

“Marcos Portugal (1762-1830): publicações de música religiosa no século XIX / 19th century sacred music editions” tem edições críticas de António Jorge Marques e coedição da Biblioteca Nacional de Portugal, Coro de Câmara de Lisboa e CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical. Esta edição conta com o apoio da Direção-Geral das Artes. 

/
Ficha artística e técnica:
Coro de Câmara de Lisboa
Solistas: Margarida Simões, Luísa Toledo, Joseph Ngongo, Mariana Monteiro
Órgão positivo: Sérgio Silva
Direção: Teresita Gutierrez Marques
Autoria da edição crítica: António Jorge Marques
Coedição: Biblioteca Nacional de Portugal, Coro de Câmara de Lisboa e CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
Apoios: Biblioteca Nacional de Portugal, CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Instituto Gregoriano de Lisboa, DGArtes

/
Locais, datas e horários: 
21 de outubro de 2017, às 16h
Biblioteca Nacional de Portugal (Auditório)
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa

/
Imagem:
Capa do livro “Marcos Portugal (1762-1830): publicações de música religiosa no século XIX / 19th century sacred music editions”
© Biblioteca Nacional de Portugal, Coro de Câmara de Lisboa, CESEM (coeditores do livro)

/
Contactos:
Coro de Câmara de Lisboa
Av. 5 de Outubro, n.º 180, 1.º Esq.
1050-063 Lisboa
T. +351 217 930 695
E. coro@corodecamaradelisboa.com

/
Mais informações:
www.bnportugal.pt
www.facebook.com/biblioteca.nacional.portugal/
www.facebook.com/corodecamaradelisboa/

 

 

 

 

 

Imagem apresentação: