DGARTES marca presença no II Encontro Latino-Americano de Orquestras Sinfónicas Infantis

No quadro do Programa IBERORQUESTRAS JUVENIS, decorre até dia 10 de novembro em Cundinamarca, Colômbia, o II Encontro Latino-Americano de Orquestras Sinfónicas Infantis, sob a coordenação do Maestro Jorge Sossa, coordenador do Plano Nacional da Música da Colômbia, e de Isabel Duran Preciado, Ministerio de Cultura de las Culturas, las Artes y Saberes de Colombia, em parceria com a Fundación Encuentro de Chelistas de Colombia e a FOSIPRE – uma organização chilena da área da Música comprometida com o desenvolvimento de crianças por via da educação musical e artística.
Com o objetivo de promover o intercâmbio de saberes entre os países participantes, a formação de uma única orquestra durante o Encontro visará representar a cultura tradicional de cada delegação, promovendo a diversidade e a inclusão. Sob a direção de Adriana Hernández Venezolana, fundadora e diretora da FOSIPRE, a expetativa deste II Encontro é a afirmação de uma união cultural entre os países participantes por via do crescimento empírico e do conhecimento, numa experiência singular e marcante para os seus participantes.
A 10 de novembro será realizado o concerto de encerramento, no Auditório Nohora Matallana Forero Tenjo, em Cundinamarca.
São sete os países participantes no II Encontro Latino-americano de Orquestras Sinfónicas Infantis: México, Panamá, Costa Rica, Colômbia, Chile, Argentina e Portugal, através da DGARTES, que participa pela primeira vez nesta iniciativa, desde a adesão, em maio de 2023, ao programa Iberorquestras Juvenis. A representação portuguesa é assegurada pela técnica superior Dulce Brito, e pelo especialista externo, Maestro Diogo Costa.
O IBERORQUESTRAS JUVENIS é um programa de cooperação Ibero-Americano que visa promover a inclusão social de crianças e jovens pela prática musical. Operacionalizado pela DGARTES - sendo o Diretor-Geral das Artes o representante nacional no Conselho Intergovernamental -, integram o Iberorquestras Juvenis a Argentina, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá e Uruguai. Portugal foi o primeiro país de língua portuguesa a aderir a este programa de cooperação Ibero-Americana, em maio de 2023.
Data de publicação: 09.11.2024
