Maratona Opera XXI - Concurso Novas Óperas

O concurso português de ópera contemporânea - Maratona Ópera XXI abre chamada a compositores para novas óperas no âmbito do Operafest 2026.
Esta chamada é feita a compositores, para comporem duas óperas de raíz, a partir de dois libretos originais do dramaturgo Miguel Castro Caldas, “Vida secreta de coisa” e “Último Andamento”, encomendados propositadamente para o efeito, com temas em torno da inteligência artificial, da gentrificação e das cidades desertas, com a duração mínima de 50 minutos, a apresentar em estreia absoluta, no âmbito da programação do Operafest 2026. Não existe limite de idade, mas os compositores deverão ter experiência na composição de ópera ou música vocal/teatral.
Cada compositor selecionado receberá uma bolsa de 2.000,00 € para a composição da sua ópera, podendo ainda habilitar-se ao Prémio Carlos de Pontes Leça, no valor de 2.500,00 €.
O concurso Maratona Ópera XXI tem tem como principal missão projetar esta forma de arte total no futuro, apostando assumidamente na ópera do presente, promovendo a emergência de novos compositores, novas histórias, novos intérpretes e principalmente novas óperas, refletindo sobre o mundo e relacionando-se com o público de hoje.
JÚRI SELEÇÃO
Catarina Molder, soprano e direção artística Operafest e Ópera do Castelo
Pedro Neves, maestro, direção artística e maestro titular Orquestra Metropolitana de Lisboa
António Chagas Rosa, compositor e professor na Universidade de Aveiro
MAIS INFORMAÇÕES
Data de publicação: 22.11.2024
