“nada permanece igual”, de João Gabriel, 30 novembro 2024 a 1 fevereiro 2025, Solar — Galeria de Arte Cinemática, Lisboa

® João Gabriel
“João Gabriel regressa à Solar com uma nova exposição individual, depois da sua passagem em 2016, pelo projeto CAVE, onde apresentou um conjunto de pinturas, a acrílico sobre papel, de menores dimensões. A sua prática artística não é apenas informada pela fotografia, pelo cinema e pela memória. Parte integral da sua inspiração são filmes pornográficos underground queer dos anos 70 e 80, um época marcada por momentos de extrema liberdade (e libertação) sexual entre membros da comunidade queer que terminou abruptamente com a eclosão da pandemia do VIH. Este enorme trauma, que afetou as gerações posteriores, estabeleceu uma correlação entre sexualidade e morte, uma perda sublinhada nas pinturas de Gabriel, sobre representações de desejo e inocência.
Para a Solar, o artista apresenta uma seleção de novas obras sobre tela e papel de 2024, nas quais o isolamento e a união aparecem em demonstrações de afeto. As suas pinturas oscilam entre estes espaços: público e privado, interior e exterior, natureza e domesticidade, observar e ser observado, pintura e cinema. Sobre paisagens naturais, representadas quase de forma impressionista, Gabriel incorpora o movimento e figuração, revelando a presença sedutora de corpos humanos numa série de situações expectantes.
Desta forma, o público é convidado a partilhar estes momentos íntimos, quase como um voyeur, criando-se, assim, um espaço de reflexão e afirmação do direito à visibilidade de identidades que, durante demasiado tempo, foram excluídas das narrativas dominantes.
A inauguração terá lugar no dia 30 de novembro, pelas 17 horas, com a presença dos artistas João Gabriel e Joana Hintze (artista convidada do projeto CAVE). O momento será acompanhado de bar aberto, patrocinado pela DCN Beers, e DJ set.
Há cerca de dois anos, numa zona florestal perto da Lagoa, uma flora rica e vibrante floresceu, exibindo uma variedade de tons verdes hipnotizantes. Inspirando-se neste ecossistema natural da ilha de São Miguel, Joana Hintze criou a sua mais recente instalação audiovisual, verde latente. A convite de João Gabriel, apresenta no espaço CAVE uma floresta concetual e reativa que sente e interage com o meio envolvente, espelhando a dinâmica da própria natureza".
(Solar — Galeria de Arte Cinemática)
João Gabriel (nascido em 1992 em Leiria, Portugal) vive atualmente em Caldas da Rainha, Portugal. Licenciou-se em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes e Design das Caldas da Rainha em 2016. Participou em várias exposições, entre as quais: I was looking at you and you couldn’t see me, O-Town House, Los Angeles (US); Por trás daquela janela, Lehmann + Silva, Porto (PT); Almost Blue, Kunstverein Braunschweig (DE); Nightfall, Mind Set Art Center, Taipei (TW); A place only we know, The RYDER projects, Madrid (ES); Don’t you remember why we came here for?, The RYDER London, Londres (UK); De noite, todos os gatos, galeria do Teatro da Politécnica, Lisboa (PT); O lume dos olhos, a luzir no escuro, Lehmann + Silva, Porto (PT); A Permit for that Fire, Galería Mascota, Cidade do México (MX), 2018. Em 2017, foi laureado com o Prémio Novos Artistas da Fundação EDP em 2017.
Joana Hintze (nascida em 1993 em Lisboa, Portugal) vive e trabalha no Porto. Desenvolve a sua obra através da fotografia digital a cores, explorando ambientes soturnos na cidade, durante a noite, captando edifícios, ruínas e natureza. O seu universo abrange ainda uma dimensão autobiográfica, como é exemplo a série de fotografias feitas a partir do interior ruidoso do sótão da sua casa de infância, oferecendo-nos representações de esculturas, de camadas de pó e, inevitavelmente, de memórias.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Curadoria: Mário Micaelo
Produção: Maria Cardoso
Apoio à produção: Cândida Martins
Apoios: Bruna Oliveira
Montagem da exposição: Ricardo Ramos, Pedro Teixeira
Comunicação e imprensa: Mariana Vieira
Fotografia: João Brites
Design gráfico: João Faria, www.drop.pt
Spot vídeo: Loop Audiovisual Studio, www.loopstudio.pt
Direção artística: Solar - Galeria de Arte Cinemática
Miguel Dias, Mário Micaelo, Nuno Rodrigues
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS
Solar — Galeria de Arte Cinemática
Exposição: 30.11.2024 — 01.02.2025
Inauguração, Dj Set e Bar Aberto: Sábado, 30 de novembro, 17:00 Horário: Seg – Sáb | 14:00 – 18:00
Entrada livre.
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
M/18
MAIS INFORMAÇÕES
Apoio: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes