InShadow: Open Call para edição 2025 já está aberta e programação 2024 continua até 19 de dezembro

oportunidade
oportunidade | dança

A Vo'Arte anunciou esta semana a abertura da Open Call para a 17.ª edição do InShadow - Lisbon Screendance Festival, enquanto continua, até 19 de dezembro, a programação da edição deste ano, com direção artística a cargo de Ana Rita Barata e Pedro Senna Nunes. Na Galeria da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa pode ainda ser visitada "Discernible Beauty", uma exposição da autoria do artista convidado belga Sam Asaert, que aborda as expetativas impostas sobre o corpo feminino. De destacar, também, a coleção de vídeo-dança em exibição na Cisterna.

A próxima edição do festival decorrerá entre 15 de novembro e 15 de dezembro de 2025 (datas a confirmar), em Lisboa. As inscrições estão abertas para as categorias Screendance, Dance Documentary e Dance Animation.


CELEBRAR O NAMORO ENTRE O CINEMA E A DANÇA

(pela Vo'Arte)

“O InShadow - Lisbon Screendance Festival aproxima-se do fim da sua 16ª edição. Desde 7 de novembro, o Festival tem cumprido a missão de fazer mover Lisboa, levando o vídeo-dança a diversos espaços culturais da cidade. Preparamo-nos agora para concluir os últimos momentos de programação. 

Casa do Comum, Teatro do Bairro, Museu da Marioneta e Cinemateca Portuguesa estão entre os 14 polos culturais que acolheram o InShadow ao longo do último mês, dando palco a seis espectáculos, seis sessões especiais, oito exposições fotográficas, duas masterclasses, nove workshops e seis instalações artísticas, incluindo três colecções de vídeo-dança exibidas em loop. 

O destaque vai para as Competições Internacionais. Entre mais de 400 candidaturas, foram exibidos 100 filmes, ao longo de 15 sessões, e representados 33 países. 

No âmbito do LittleShadow, o público mais jovem desempenhou o papel de júri na Competição Internacional de Animação, realizada no Museu da Marioneta e no Festival Pedra Dura, no Algarve. Entre 11 filmes, Battle for Swan Lake da cineasta americana Joan C. Gratz (vencedora de um Óscar com Mona Lisa Descending a Staircase), destacou-se como Melhor Animação, oferecendo uma reinterpretação divertida do clássico Lago dos Cisnes.

A Competição Internacional de Documentário decorreu na Casa do Comum, reunindo 18 filmes provenientes de 10 países. In the Same Boat, das cineastas finlandesas Mervi Junkkonen e Mia Malviniemi, foi distinguido como Melhor Documentário. O filme contrapõe os limites do corpo às capacidades infinitas da mente, dando vida à memória através da dança e do movimento.

No Teatro do Bairro, a Competição Internacional de Vídeo-Dança apresentou 71 filmes provenientes de 32 países, celebrando o diálogo entre corpo e imagem. O grande vencedor foi Olhares, da jovem luso-francesa Alexia Fernandes. A obra, que explora as limitações da conformidade às normas sociais, arrecadou os prémios de Melhor Vídeo-Dança - Prémio Jorge Salavisa e Melhor Realizador Nacional - Prémio Território, Estúdios Victor Córdon. Conheça os restantes premiados".

www.inshadowfestival.com

 

 


A Vo'Arte é apoiada pela República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes


 

Imagem apresentação: 
Adicionar a homepage: