"Instruções para Desenhar Diálogos | Space Transcribers", pela Pó de Vir a Ser, 11 janeiro, Évora

Reconciliar águas, © Lais Pereira
A Pó de Vir a Ser inicia a programação de 2025 com uma proposta dos Space Transcribers, que apresentam 'Instruções para Desenhar Diálogos' do projeto 'Isto não é um cubo' em formato de palestra performativa. Nesta apresentação, o público será convidado a revisitar e a interagir com uma coleção multimédia de ideias, desenhos, ações e metodologias de investigação que definiram o seu percurso ao longo de 10 anos de atividade.
"Os Space Transcribers — um atelier de investigação em arquitetura sediado em Braga — são o primeiro coletivo de criação do projeto ‘Isto não é um cubo’ a fazer residência artística na Pó de Vir a Ser, desenvolver e apresentar criações que colocam em diálogo as práticas artísticas contemporâneas, as coleções e os públicos das artes visuais. Conhecidos pela abordagem sócio espacial e ecológica em contextos urbanos e territoriais portugueses, os Space Transcribers exploram o espaço público e os seus modos de habitar através de práticas artísticas site-specific que envolvem as comunidades e os lugares em que operam. A palestra, estruturada em três atos, propõe uma viagem interativa e cronológica por três projetos dos Space Transcribers: ‘Transcrever: Ações Participativas nos Bairros Sociais de Braga’ (2015); ‘Alocar/Deslocar’ (2019); ‘Reconciliar os Comuns nas Águas do Tâmega’ (2023). Cada ato/projeto oferece instruções e perspetivas sobre como a arquitetura pode desenhar diálogos significativos, não só com as comunidades menos visíveis das cidades, mas também com os sistemas naturais que sustentam a vida urbana. Instruções para Desenhar Diálogos pretende ainda provocar uma reflexão mais abrangente sobre a arquitetura enquanto prática dialógica e colaborativa, ancorada na empatia e na ética, essencial para imaginar futuros mais inclusivos e sustentáveis". (Pó de Vir a Ser)
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
INC é um projeto desenvolvido em coprogramação pelo Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas (São Miguel), pela Culturgest (Lisboa) e pela Pó de Vir a Ser (Évora). As estruturas artísticas convidadas são OSSO, Space Transcribers e Teatro do Frio.
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS
11 de janeiro 2025, das 17:00 às 19:00
Associação Pó de Vir a Ser
Rua de Machede 58, Évora.
BILHETEIRA
Entrada livre
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
M/16
MAIS INFORMAÇÕES
Apoio: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes (Rede Portuguesa de Arte Contemporânea)