"Só Mais Uma Gaivota - Bandos de Gaivotas & Uma Gaivota Comme Il Faut", pela Formiga Atómica, 27 março, Lisboa
©Manuel Loureiro
A Formiga Atómica comemora o Dia Mundial do Teatro no CCB com os espetáculos: conferência Bandos de Gaivotas e Uma Gaivota Comme Il Faut (que fazem parte do processo de criação do espetáculo Só Mais Uma Gaivota).
DESCRIÇÃO:
Bandos de Gaivotas:
Em torno da peça A Gaivota, de Anton Tchékhov, a Formiga Atómica reúne vozes que, ao longo dos últimos anos, se encontraram com o texto em diversas encenações.
Bandos de Gaivotas acontece sob a forma de uma palestra dinâmica, que levará encenadores, intérpretes, cenógrafos e figurinistas, a deixarem as suas impressões acerca do contacto com o texto e a partilharem experiências das diferentes montagens da peça em que participaram, compondo assim o retrato das últimas décadas d’A Gaivota em Portugal.
Uma Gaivota Comme Il Faut:
Uma Gaivota Comme Il Faut propõe uma abordagem completa ao texto dramático original de Anton Tchékhov, A Gaivota, contando com um conjunto de atores que propõem uma aproximação direta às personagens, esbatendo com ironia as fronteiras entre a realidade e a ficção.
Com direção de Miguel Fragata e interpretação de Anabela Almeida, António Durães, Beatriz Batarda, Beatriz Maia, Duarte Guimarães, Íris Runa, Rodrigo Machado, Romeu Costa, Simon Frankel e Vasco Barroso, a leitura encenada Uma Gaivota Comme Il Faut convida o público a conhecer o texto que será, mais tarde, objeto da nova criação da Formiga Atómica, Só Mais Uma Gaivota, a estrear na temporada seguinte no CCB.
/
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Bandos de Gaivotas:
Moderação Rui Pina Coelho
Participantes Maria João Brilhante, David Pereira Bastos, Felix Lozano, Graça Corrêa, José António Tenente, José Manuel Castanheira, Leonor Keil, Rita Calçada Bastos, Rita Loureiro e Tónan Quito
Vídeo João Gambino
Parceria Centro de Estudos de Teatro (CET) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL)
Formiga Atómica:
Direção Artística Inês Barahona e Miguel Fragata
Produção Luna Rebelo e Sofia Bernardo
Comunicação Mafalda Guedes Vaz
Uma Gaivota Comme Il Faut:
Direção Miguel Fragata
Texto Anton Tchékhov
Interpretação Anabela Almeida, António Durães, Beatriz Batarda, Beatriz Maia, Duarte Guimarães, Íris Runa, Rodrigo Machado, Romeu Costa, Simon Frankel e Vasco Barroso
Assistência de encenação Beatriz Brito
Figurinos José António Tenente
Luz Rui Monteiro
Música Hélder Gonçalves
Desenho de som Nelson Carvalho
/
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
Bandos de Gaivotas: Centro Cultural de Belém (CCB), Blackbox / 27 de março / 15h00 às 19h00
Uma Gaivota Comme Il Faut: Centro Cultural de Belém (CCB), Sala de Luís Freitas Branco / 27 de março / 20h00
/
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
Entrada livre. Os bilhetes deverão ser levantados no próprio dia, a partir das 13h00, na Bilheteira CCB, limite de 2 bilhetes por pessoa.
/
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA:
m/12 anos (em ambas as atividades)
/
ACESSIBILIDADE (DO ESPAÇO OU DA OFERTA ARTÍSTICA):
Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (em ambas as atividades)
/
LINK PARA SITE:
https://formiga-atomica.com/pt/