"Laurindinha, libertei a minha voz", 27 abril, Arganil

"Laurindinha, libertei a minha voz" estreia no próximo dia 27 de abril de 2025, com um concerto-celebração que terá lugar na Sede da R.I.Ju de Cuja (Arganil), a partir das 17h.
SINOPSE
Entre janeiro e abril de 2025, um grupo diversificado em idades, histórias e culturas reuniu-se para cantar, experimentar e reinventar a tradição — entre vozes e instrumentos — dando corpo e voz a esta que será a sua apresentação de estreia.
“Laurindinha, libertei a minha voz” é um projeto de arte comunitária que se abriu a todes – com ou sem experiência musical. Aqui, a voz tornou-se um espaço de encontro, onde canções antigas foram recuperadas, desconstruídas e devolvidas à comunidade sob novos olhares.
O projeto surgiu a partir de uma proposta de Inês Luzio (projeto MINHA - Música Interventiva como Nunca Houve em Arganil), e de Bernardo Chatillon e Leonardo Patrício (direção e programação da R.I.Ju), sob o prisma da criação de um "Neo Rancho", um espaço onde toda a comunidade pudesse reconhecer-se. A partir de uma pesquisa sobre os Ranchos Populares, e ao repensar figurinos, instrumentos e dinâmicas de convívio, a proposta foi sempre partir da tradição com coragem para transformá-la, criando espaço para novas formas de expressão artística coletiva.
Entre janeiro e abril, ao longo de uma dezena de ensaios, discutimos, experimentamos e exploramos novos caminhos, sempre com a pergunta em mente: "O que temos para dar e como podemos criar juntes?" Assim, ao longo dos encontros, fomos moldando a "Laurindinha", que carrega uma vontade política e interventiva, abrindo espaço para novas vozes e possibilidades na nossa região.
A tradição é um organismo vivo — respira, adapta-se e renasce. "Laurindinha, libertei a minha voz" é, pois, um convite para refletirmos e cantarmos juntes, dando novos sentidos ao que herdámos e ao que desejamos transformar.
“Laurindinha, libertei a minha voz” é um projeto produzido pelo MINHA - Música Interventiva como Nunca Houve em Arganil e pela R.I.Ju de Côja, em parceria com a Associação Juvenil C.U.M.E. e o Município de Arganil, e conta com o apoio da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.
Produção / Organização: Inês Sofia Rodrigues Luzio / MINHA (Música Interventiva como Nunca Houve em Arganil) & R.I.Ju de Côja
Apoio: Programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Direção-Geral das Artes e da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS
27 abril 2025
Sede de R.I.Ju de Côja (R. Cemitério 23)
Abertura de portas: 17h00
Concerto: 17h30
BILHETEIRA
Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
M/6
MAIS INFORMAÇÕES
facebook.com/minha.projeto
instagram.com/minha.projeto