STATE OF THE ART(IST) 2025 - candidaturas até 31 de maio

oportunidade
[cruzamento disciplinar | arte e direitos humanos]

Decorre até 31 de maio de 2025 o prazo para apresentação de candidaturas a State of the ART(ist), iniciativa lançada pelo Ars Electronica em colaboração com o Ministério Federal Austríaco para os Assuntos Europeus e Internacionais /  Austrian Federal Ministry for European and International Affairs.

State of the ART(ist) visa abordar questões relacionadas com a influência e repressão política, que constrangem e se repercutem no papel do artistas para e na sociedade, e apresenta-se como uma proposta a longo prazo para realçar situações vulneráveis dos artistas e como um apelo à solidariedade global por meio da linguagem da arte.

Os projetos podem ser submetidos por artistas cujos meios de subsistência sejam severamente afetados ou que enfrentem:

• Zonas de conflito e de perseguição política

• Restrições à liberdade de expressão

• Crises ambientais

• Exploração económica e sistémica

Podem candidatar-se pessoas singulares e coletivos: artistas, criativos, curadores, escritores, críticos, cientistas, empreendedores, associações, instituições públicas, ONGs ou empresas privadas.

State of the ART(ist) visa acolher trabalhos, projetos e ações que se situem na intersecção entre arte e direitos humanos, estando aberto a (micro-)performances, movimentos pop-up de base (ativos ou inativos), software social, projetos de IA, bem como projetos de (e-)direitos ou advocacia. Não há restrições quanto ao formato. Não são aceites projetos comerciais ou propagandísticos.

O júri concederá um Prémio Principal de 6.000 euros, bem como dois Prémios de Distinção, de 2.000 euros cada, e sete Menções Honrosas.

O projeto vencedor, bem como uma seleção de obras dos vencedores dos Prémios de Distinção e das menções Honrosas serão apresentados numa exposição presencial no Festival Ars Electronica, de 3 a 7 de setembro de 2025, e 10 projetos selecionados serão apresentados na Kunsthalle virtual.

Mais informações e candidaturas AQUI.

Desde 1979, o Festival Ars Electronica concentra-se em arte, tecnologia e sociedade, promovendo exposições, concertos, performances, palestras e workshops.

Conferência de imprensa sobre a edição 2025 do Ars Electronica Festival aqui.

Imagem apresentação: 
Adicionar a homepage: