DGARTES abre pela primeira vez o procedimento para renovação do apoio sustentado às artes quadrienal

A Direção-Geral das Artes abrirá no próximo dia 2 de junho de 2025, pela primeira vez no âmbito do Sistema de Apoio às Artes, o procedimento de renovação do apoio sustentado na modalidade quadrienal. Conforme previsto no Regulamento dos Programas de Apoio às Artes, este procedimento pretende fomentar uma maior estabilidade em termos de planificação das atividades e de estruturação das entidades, renovando o apoio, por mais quatro anos, sem concurso.
Nos termos do Regulamento dos Programas de Apoio às Artes, o pedido de renovação do apoio deve ser solicitado através de requerimento dirigido à DGARTES, contendo a apresentação do plano de atividades para o novo período de financiamento de quatro anos.
Os requerimentos poderão ser submetidos pelas entidades beneficiárias do Programa de Apoio Sustentado Quadrienal, correspondendo a um universo possível de 135 entidades artísticas, nas áreas de Cruzamento Disciplinar, Circo e Artes de Rua (criação); Dança (criação); Música e Ópera (criação); Artes Visuais (criação e programação); Teatro (criação) e Programação (artes performativas, artes de rua e cruzamento disciplinar).
O procedimento de renovação do apoio traduz-se na verificação através da elaboração de um parecer por parte das Comissões de Acompanhamento acerca do nível de cumprimento dos objetivos artísticos e culturais que presidiram à atribuição inicial do apoio, bem como se, no plano de atividades, existe correspondência com os objetivos de interesse público cultural.
Com este procedimento a DGARTES prosseguirá uma política de acompanhamento rigoroso e de avaliação contínua do trabalho desenvolvido pelas entidades, valorizando, de forma vincada, as questões da consistência e coerência estruturais, capacitação interna, qualidade artística e interesse público cultural dos projetos contemplados.
