Frauenzimmerstunde

Artes plásticas
Frauenzimmerstunde
Lumiar Cité, dia 18 de novembro

© Maumaus / Lumiar Cité

O termo Frauenzimmerstunde é uma típica construção alemã a partir de várias palavras: Frauen, Zimmer, Stunde, Frauenzimmer e Zimmerstunde. As primeiras três palavras significam “mulheres”, “sala” e “hora”, respetivamente. As duas últimas resultam de construções. Frauenzimmer é um termo que literalmente significa “sala de mulheres”. No século XV, foi usado em países escandinavos e germânicos para denominar os aposentos da rainha, incluindo os trabalhadores e os próprios quartos reais. A partir do século XVII, Frauenzimmer também foi utilizado para designar individualmente as mulheres e, após o movimento sufragista, durante a passagem para o século XX, tornou-se num termo pejorativo. Zimmerstunde é um antigo termo germano-austríaco utilizado para designar o horário em que a empregada de quarto de hotel poderia se retirar para o seu quarto no sótão.

A primeira exposição individual de Aglaia Konrad em Portugal transforma o espaço do Lumiar Cité num Frauenzimmer, que dialoga com a história das intervenções arquitetónicas na galeria pelos seus colegas artistas, predominantemente masculinos. Frauenzimmer constitui o pano de fundo para o seu trabalho de fotografia que captura espaços modelados pelo homem - desde pedreiras até às intensidades urbanas de arquitetura e construções com a sua inerente materialidade, bem como noções de monumentalidade em disciplinas como a arquitetura ou a fotografia. Desenvolvendo um estilo idiossincrático que lhe permite desencadear, através da justaposição de imagens, subtis ressonâncias psicológicas, sociais e políticas, Konrad mina a formalidade na fotografia iconográfica de arquitetura.

Coincidindo com a inauguração da exposição e em colaboração com a editora Roma Publications (Amesterdão), Aglaia Konrad lança o livro de artista SCHAUBUCH: Skulptur, que apresenta fotografias realizadas em museus europeus entre 2010 e 2017, com esculturas de diferentes épocas e contextos nas suas formas museológicas de apresentação.

/
Ficha técnica:
Curadoria: Jürgen Bock

/
Locais, Datas e Horários de apresentação: 
Lumiar Cité
18.11.2017 - 14.01.2018 [encerra de 23 de Dezembro a 2 de Janeiro]
Quarta a Domingo, 15h00 às 19h00, ou por marcação
Rua Tomás del Negro, 8A, 1750-105 Lisboa
Tel. +351 21 755 15 70

/
Programa lançamento do livro:
18.11 | 17h00 SCHAUBUCH: Skulptur (Roma Publications, 2017) Lançamento do livro e conversa com Aglaia Konrad e Jürgen Bock
18.11 | 18h00 Inauguração da exposição

/
Mais informação em:
lumiar.cite@maumaus.org
www.maumaus.org