SUBSTRATO #4, de Nádia Duvall, 3 a 20 julho, Lisboa (Zaratan)

Artes visuais
SUBSTRATO #4, de Nádia Duvall, 3 a 20 julho, Lisboa (Zaratan)

Le Boeuf Écorché (2025) de Nádia Duvall

LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO: Zaratan – Arte Contemporânea, Rua de São Bento 432, 1250-221 Lisboa ABERTO | 3 Julho – 20 Julho 2025 HORÁRIOS | Qua-Dom, 16:00-20:00 VISITA GUIADA COM INTERPRETE LGP | 19 Julho às 18:00 ATELIÊ PARA CRIANÇAS | 12 Julho às 10:30 DESCRIÇÃO / SINOPSE: Inspirada na pintura homónima de Rembrandt (1655) e no corpo despedaçado de Francis Bacon, Le Boeuf Écorché (“A Carcaça do Boi”) de Nádia Duval é uma escultura visceral e autorretrato, que prolonga também o pensamento de Artaud e Bataille — da carne como matéria radical, até ao erotismo enquanto contacto com o limite e a sublimidade. A obra surge da memória íntima da artista de uma dolorosa separação infantil da mãe doente em terra estrangeira. Um colchão a ser aberto é o ponto de partida para um ritual "alquímico", descrito por um dos heterónimos da artista: Louise, a feitiçeira-vigilante. . Esventrado, esvaziado, curado durante anos, reenche-se com “órgãos” dispostos aleatoriamente — pois, tal como Artaud diz, “a ordem dos órgãos não interessa”. Um ânus escultural brilha em azul elétrico como o "ânus solar" de Bataille: ponto de excreção e revelação, onde o erótico se funde com o cósmico. Tal como Artaud defendia que a arte deve “cheirar mal”, esta obra não foge do grotesco — mas transforma-o em pulsação. “A Carcaça do Boi” é, assim, um corpo-sem-órgãos transmutado e em transmutação; um corpo que é também uma casa, um altar, uma memória em combustão. Uma obra-processo, em constante metamorfose material e simbólica ao longo dos anos, reconfigurando a dor traumática em relíquia, excremento e luz. A peça escultórica está integrada numa instalação composta por dois outros elementos: um texto projetado – manifesto programático autoreferencial ao próprio processo de criaçãotransformação da escultura – e um trabalho sonoro – que dá vida a própria carcaça através de sons e murmuríos inquietantes. Le Boeuf Écorché (“A Carcaça do Boi”) de Nádia Duval é o quartoepisódio de SUBSTRATO, um novo ciclo de exposições na Zaratan que propõe estimular produções artísticas pensadas propositadamente para um espaço específico da Zaratan, nomeadamente para o micro anfiteatro sito na black box da galeria. Esta estrutura côncava torna-se o eixo central do projeto. A aproximação com o espaço, o ambiente e a arquitetura é um elemento essencial das obras apresentadas, que podemos definir propriamente como site-specific.

BIOGRAFIA: NÁDIA DUVALL (1986, Espanha) de nacionalidade portuguesa, é uma artista multidisciplinar cuja obra reflecte múltiplas questões auto-biográficas, sociais e políticas com profundas reflexões filosóficas através de múltiplos media tais como escultura, desenho, pintura, vídeo, performance, literatura e cinema. Duvall tem um Doutoramento em Belas Artes (2024) com a classificação máxima de Summa Cum Laude (Distinção e Louvor) pela Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa. Ao longo da sua formação tem realizado múltiplas especializações tecnológicas desde a área do cinema às artes plásticas. Encontra-se actualmente a aguardar os Campo Grande, nº 83 - 1º, 1700-088 Lisboa | T. (+351) 211 507 010 | E. geral@dgartes.pt | www.dgartes.gov.pt Pág. 1 de 3 resultados a Pós-Doutoramento através da FCT e na FBAUL tendo por base os projectos de longas-metragens “Dear Oni” e “Sweet & Sour Flavour” e a revista feminista “Gorilla Army”. Duvall ganhou múltiplos prémios tais como o Prémio Revelação PINTURA do BANIF em 2008; Prémio Arte, Ciência e Tecnologia da DGARTES em parceria com a Ciência Viva; Prémio/bolsa Jovens Criadores do Centro Nacional da Cultura de Portugal em 2016, e o Prémio Jovem Criação Europeia do Museu Amadeo de Souza-Cardoso em parceria com a JCE Biennale em 2019; bolsa de prestígio FCT para Doutoramento (2019-2023) e Mérito no Luxemburg Art Prize vários anos consecutivos. Duvall tem vários livros publicados e participa em Conferências internacionais. Actualmente é representada pela Galeria FOCO e a sua obra está presente em várias colecções privadas. A sua primeira media-metragem “GREEN SCREAM” (42”) foi nomeado para vários festivais internacionais e já foi galardoado com Best Experimental Film no WSXA Barcelona Film Festival (2024) e com duas Menções Honrosas: no Athens International Monthly Art Film Festival (2024) no WSXA & ARFF Internacional Film Festival.
Vive em Lisboa, com estúdio em Barcarena.

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FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Artista: Nádia Duvall Direcção Artística: José Chaves e Gemma Noris Técnico de Montagem: João Teixeira Campolargo Assistência técnica: João Pedro Branco Documentação: Nuno Direitinho INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA: Acesso gratuito CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: jovens – adultos ACESSIBILIDADE (DO ESPAÇO OU DA OFERTA ARTÍSTICA): [Referir se o evento/apresentação pública garante o acesso a pessoas com deficiência e/ou surdas, assegurando serviços de acessibilidade, tais como, interpretação em Língua Gestual Portuguesa, Audiodescrição, Sessões Descontraídas, entre outros] As atividades públicas realizam-se no piso térreo da Zaratan, o que permite o acesso à galeria a pessoas com mobilidade reduzida. A visita guiada conta com a presença de um interprete para língua gestual portuguesa. LEGENDAS E CRÉDITOS DAS IMAGENS E VÍDEOS:

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LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
Zaratan – Arte Contemporânea, Rua de São Bento 432, 1250-221 Lisboa
ABERTO 3 Julho – 20 Julho 2025
HORÁRIOS | Qua-Dom, 16:00-20:00
VISITA GUIADA COM INTERPRETE LGP | 19 Julho às 18:00
ATELIÊ PARA CRIANÇAS | 12 Julho às 10:30

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INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
Acesso gratuito

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ACESSIBILIDADE (DO ESPAÇO OU DA OFERTA ARTÍSTICA):
As atividades públicas realizam-se no piso térreo da Zaratan, o que permite o acesso à galeria a pessoas com mobilidade reduzida. A visita guiada conta com a presença de um interprete para língua gestual portuguesa. 

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LINK PARA SITE:
www.zaratan.pt