GUARDA SOLEIROS (Oficina em Marcenaria), 5 e 6 julho, Avintes

Nos dias 5 e 6 de julho, o projeto GUARDA SOLEIROS promove 4 sessões de uma Oficina em Marcenaria orientada por Patrick Hubmann em colaboração aberta com artesãos de Maragão. A iniciativa dirige-se a todos os interessados em técnicas manuais de marcenaria, com ou sem experiência, e pretende introduzir os conceitos basilares da marcenaria tradicional, sem recurso à eletricidade, desde a matéria prima à sua modelação manual.
Situado na zona de Maragão, próximo do rio Douro, em Avintes, Guarda Soleiros é um centro de investigação artística em práticas tradicionais e contemporâneas, atualmente em fase de restauro (trata-se de uma antiga fábrica familiar de guarda-sóis, que encerrou nos anos 90).
O projeto, apoiado pelo Programa de Apoio em Parceria Arte e Periferias Urbanas, promoverá regularmente (a partir de outubro de 2026) oficinas e residências, com a participação, orientação e colaboração de artesãos da comunidade local e de artistas e investigadores internacionais em arte contemporânea, que recorram a técnicas manuais para o desenvolvimento da sua prática. Todas as atividades irão contar com "uma curadoria cuidada, que terá em consideração, neste contexto, a qualidade e pertinência dos projetos".
Concebido pela artista e docente Laetitia Morais, o projeto pretende estimular e desenvolver as práticas culturais da freguesia de Avintes, "em declínio desde o final do séc. XX, após interrupção dos transportes fluviais que ligavam este lugar ao centro de Gaia e Porto, o que teve por consequência, em conjunto com o encerramento das pequenas indústrias familiares, o isolamento desta comunidade em relação aos centros urbanos mais próximos. A periferia deste território é no entanto, o que mais o caracteriza - entre o urbanismo deprimido e a biota do rio Febros e do rio Douro - afirma-se, sem incongruências, particular e coletiva, esquecida e viva".
→ Saiba + sobre o projeto e conheça os horários das sessões
Apoio: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes (Programa de Apoio em Parceria Arte e Periferias Urbanas)