Temporada de Concertos nos Passos, pela Sinfonietta de Ponta Delgada, 20 julho, Ribeira Grande

"A Igreja do Espírito Santo é um dos edifícios religiosos mais antigos e emblemáticos da cidade da Ribeira Grande. É um templo de grande valor histórico e arquitetónico representando a importância que a fé e a cultura religiosa sempre tiveram nesta região.
A origem da igreja remonta a 1522, quando Nuno Vaz e Maria Gonçalves doaram uma casa para a construção da Capela do Espírito Santo. Em 1592, foi instalada no local a primeira igreja e hospital da Misericórdia da vila. O edifício atual data dos séculos XVII e XVIII, tendo sido posteriormente conhecido como Igreja do Senhor dos Passos.
A fachada da igreja é considerada uma das mais originais e decorativas do barroco nos Açores, com uma conjugação de elementos manuelinos. No interior, destaca-se uma estátua de Cristo carregando a cruz, utilizada na procissão dos passos, que ocorre no segundo domingo da Quaresma. Sendo um importante palco de diversas festividades religiosas tradicionais, coube à Quadrivium – Associação Artística, com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande e da Irmandade do Senhor dos Passos contribuir para a valorização do espaço com uma temporada de concerto.
Em 2025 estreamos a Temporada de Concertos nos Passos com 5 datas e com 5 concertos de dimensão e características diferentes.
Para o mês de julho o destaque vai para o Ensemble de Sopros da Sinfonietta de Ponta Delgada, sob a direção musical e artística do maestro títular, Amâncio Cabral".
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Ensemble de Sopros da Sinfonietta de Ponta Delgada
Amâncio Cabral, direção musical
Produção Executiva | Ana Carvalho
Produção Teresa Carvalho, Susana Carvalho
Assistentes de Produção | Ana Oliveira, Beatriz Teves, Filipa Gomes, Lívio Dias, Pedro Carvalho.
Comunicação | Francisco Rosas, Miguel Oliveira
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS
20 de julho 2025, 17h00
Igreja do Espírito Santo
Ribeira Grande
Açores
BILHETEIRA
Entrada gratuita
MAIS INFORMAÇÕES
A Quadrivium – Associação Artística / Sinfonietta de Ponta Delgada é apoiada pela República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes