Ciclo de programação Dentro da Casa, À Beira da Aldeia 2025, 25 a 27 julho, concelho de Penela

Inês Vaz
A Companhia da Chanca vai dar inicio ao 2.º fim de semana do ciclo de programação Dentro da Casa, À Beira da Aldeia (DCBA), com uma Conversa e exibição do filme As Sete Mil Portas (2018), de Tiago Cravidão e com o concerto As Quatro Estações de Vivaldi, interpretado por Inês Vaz e Pedro Santos.
DESCRIÇÃO:
Dentro da Casa, À Beira da Aldeia: 5 anos a levar cultura às freguesias do concelho de Penela
Conversas nos olhos com Tiago Cravidão
Conversa e exibição do filme As Sete Mil Portas (2018)
25 de julho / Casa Família Oliveira Guimarães, Espinhal / 21.30
Tiago Cravidão é um realizador português, natural de Coimbra. Realizou as obras Ó Manel! Há uma revolução em Lisboa (2024), As Coisas Não São Feitas por Acaso (2013), Crónicas de Santa Cruz (2014), ambientado nas lavandarias do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), e As Sete Mil Portas (2018), longa-metragem também sobre o CHUC que será exibida neste 2.º fim de semana do DCBA. Neste filme, Tiago Cravidão propõe uma reflexão em torno do CHUC como «objeto total», «expressão de civilização, medida do estado do mundo», «uma articulação ritualizada de técnicas e de gestos que tal qual as narrativas de Xerazade, ou o xadrez de Antonius Block, procura através de um infindável abrir e fechar de portas, despistar, por alguns momentos, a seta do tempo.»
Duração aprox.: 110 min, M/12
Dentro da Casa, À Beira da Aldeia: 5 anos a levar cultura às freguesias do concelho de Penela
As Quatro Estações de Vivaldi
Música
Inês Vaz e Pedro Santos
26 de julho / Casa Família Oliveira Guimarães, Espinhal / 18h00
27 de julho / Chanca / 18h00
Duração: 50 min, famílias
Inês Vaz e Pedro Santos revisitam uma das mais icónicas e reconhecidas obras do compositor e da época barroca, numa transcrição realizada pelos dois instrumentistas para acordeão. Originalmente criada por Vivaldi para violino e orquestra, As Quatro Estações é composta por quatro concertos (cada um com três andamentos, acompanhados pelo respetivo soneto descritivo) e pretende ilustrar musicalmente aspetos e imagens associados a cada uma das estações do ano.
/
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
As Sete Mil Portas (2018), de Tiago Cravidão
REALIZAÇÃO E MONTAGEM I Tiago Cravidão IMAGEM I Tiago Espírito Santo / Tiago Cravidão CORREÇÃO DE COR I Henrique Loff MÚSICAI Luís Figueiredo PRODUÇÃO I Largo Filmes APOIOS I Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra, XX Semana Cultural da Universidade de Coimbra.
As Quatro Estações, de Vivaldi
ACORDEÃO I Inês Vaz
ACORDEÃO I Pedro Santos
/
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
Entrada livre
/
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA:
As Sete Mil Portas – M/12
As Quatro Estações, de Vivaldi – M/6
/
ACESSIBILIDADE (DO ESPAÇO OU DA OFERTA ARTÍSTICA):
Os espaços são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.
/
LINK PARA SITE:
https://www.companhiadachanca.pt/dentrodacasa2025.php