Sophie Mullins-Poole – "Are we in this world?", pela Zaratan, 24 a 27 julho, Lisboa

Artes plásticas
Sophie Mullins-Poole – "Are we in this world?", pela Zaratan, 24 a 27 julho, Lisboa

«Are we in this world?» (2025) de Sophie Mullins-Poole

A Zaratan apresenta Are we in this world?, uma exposição pop-up da artista-em-residência Sophie Mullins-Poole, desenvolvida durante a sua residência de um mês em Lisboa. A exposição é complementada por uma conversa com a artista na Quinta-feira, 24 de Julho, às 18h00, e pelo lançamento de um póster em risografia de edição limitada, produzido em colaboração com a Stolen Prints.


“Passei grande parte da minha vida a observar a dissociação das pessoas da sua sociedade, mais especificamente, os sul-africanos brancos que perdem de vista a nossa história e se recusam a compreender os danos do nosso presente. As ramificações culturais e sociais do Apartheid incutiram o hábito do separatismo e da segregação de forma tão intensa que este entrou no nosso léxico corporal. A nossa tentativa desesperada de aliviar o medo de estar vivo num mundo largamente incognoscível resultou numa tentativa desmedida de categorizar e separar o nosso ambiente ao ponto de dividir o átomo, dividir a terra, dividir as raças, dividir o eu. Isto vem com o ver das diferentes emoções como opostas em vez de co-constitutivas, o ver da pluralidade natural como um problema a ser resolvido, e o viver de uma vida toldada pela ilusão de que estamos separados do solo, e de que é de facto possível existir sem consequências, sem deixar impressões digitais.

Somos criaturas profundamente permeáveis — celularmente — e as tentativas de contenção ou enjaulamento são, na maioria das vezes, um ato de domínio sobre os outros e sobre elementos de nós mesmos. Podemos tornar-nos insensíveis à dor que nos rodeia, mas, ao fazê-lo, cortamos a capacidade de nos conectarmos verdadeiramente, tornamos a nossa compreensão superficial, de modo que as profundezas permanecem como um charco periférico, no qual nunca se entra nem se olha verdadeiramente.

Lanço fora os meus sentidos. O que resta?”

—   Sophie Mullins-Poole


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Artista: Sophie Mullins-Poole

Direção Artística: José Chaves e Gemma Noris

Coordenação das residências: Pedro Gramaxo Assistência técnica: Luna Ramos Documentação: Nuno Direitinho


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

Estúdio Aberto | 24, 25, 26 e 27 de julho 2025, 16h-20h

Conversa com a artista | 24 de julho 2025, 18h

Zaratan – Arte Contemporânea

Rua de São Bento 432

Lisboa


BILHETEIRA

Acesso gratuito


ACESSIBILIDADE

As atividades públicas realizam-se no piso térreo da Zaratan, o que permite o acesso à galeria a pessoas com mobilidade reduzida.


MAIS INFORMAÇÕES

www.zaratan.pt

 

Apoio: República Portuguesa — Cultura / Direção-Geral das Artes