Cartografias — Festival de Artes Performativas de Rua de Vila Verde, até 9 agosto

Entre 21 de julho e 9 de agosto de 2025, o festival "Cartografias" apresenta quatro espetáculos de diferentes companhias (nas áreas de teatro, música e circo), um deles em estreia absoluta, uma Oficina de Modelagem, com Rita Cruz (no dia 21 de julho), uma Oficina de Acrobacia, com David Almeida (no dia 25), uma Oficina de Malabares, com Ariana Silva (no dia 29) e uma Oficina de Teatro, com Filipe Gouveia (no dia 1 de agosto, na Praia do Faial, Vila de Prado).
Destaque para a estreia, no dia 6 de agosto, do espetáculo de teatro "Sagrada Família", a partir de textos/relatos da comunidade, com direção artística de Diogo Freitas. Nos dias seguintes, o programa conta com as apresentações de "Camões", de Agon (uma proposta nas áreas de teatro e música, com texto e encenação de Filipe Gouveia e música de Debbie Monteiro e Gonçalo Rosales, para assistir no dia 7 de agosto), "BLUE", de Margarida Montenÿ (um projeto de acrobacia aérea que se alicerça numa reflexão sobre "afeto e atrito, íntimo e público, solo e coletivo", para assistir no dia 8 de agosto) e "Look Inside Your Pocket", de Fernando Nogueira (uma peça de novo circo centrada na exploração de um Mastro Chinês autoportante, para assistir no dia 9 de agosto).
"Cartografias" é um festival de Artes Performativas de Rua com o foco na criação artística comunitária, nomeadamente através da cocriação de espetáculos com a comunidade do município de Vila Verde. Produzido pela associação cultural Panorama Periférico (Momento - Artistas Independentes), o festival tem como principais objetivos a formação de novos públicos e a democratização no acesso à cultura e ao património local.
"Cartografias" é um dos 34 projetos apoiados pelo Programa "Arte e Coesão Territorial", uma parceria entre a Direção-Geral das Artes e o Observatório Português das Atividades Culturais.
Apoio: República Portuguesa — Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes