"A Baba do Lobo", pela Cem Palcos, 15 agosto, Festival Altitudes (Teatro Regional da Serra do Montemuro), Castro Daire

Teatro
"A Baba do Lobo", pela Cem Palcos, 15 agosto, Festival Altitudes (Teatro Regional da Serra do Montemuro), Castro Daire

"Nos anos 40 do século XX, nas regiões serranas do centro e norte de Portugal, a mineração do volfrâmio surgiu como um milagre económico, uma “febre do ouro negro” que prometia transformar a vida de muitos lavradores — até então a viver no limiar da fome —, oferecendo-lhes a possibilidade de alcançarem pequenas ou grandes fortunas. Poucos terão parado para pensar nas consequências sociais, ambientais e políticas das minas, ou na razão que levava ingleses e alemães a correr atrás da “baba do lobo”. O tão desejado volfrâmio (do alemão lobo + baba), ou tungsténio (do sueco pedra + pesada), é utilizado em ligas metálicas na indústria de armamento.
A CEM Palcos (Portugal) e o Teatro Vila Velha (Brasil) juntam-se na criação de um espetáculo que questiona e reivindica, com urgência, a necessidade de olharmos para o passado, para informar o presente e preparar um futuro mais justo para nós e para o sistema ecológico de que fazemos parte".


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

15 de agosto de 2025, às 21h30
Festival Altitudes
Teatro Regional da Serra do Montemuro
Castro Daire


COCRIAÇÃO
CEM Palcos e Teatro Vila Velha

COPRODUÇÃO
Município de Moimenta da Beira, Município de São Pedro do Sul, Município do Sátão, Município de Vila Nova de Paiva e Município de Vouzela


CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/12


MAIS INFORMAÇÕES

cempalcos.com

 

 


Apoio: República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes