"Fio Mental", Urze Teatro, 26 agosto, Festival Internacional de Teatro de Setúbal - Festa do Teatro

"Fio mental", a nova criação da Urze, é o resultado do convite da companhia ao escritor Rui Ângelo Araújo (atual diretor artístico do Teatro Municipal de Vila Real) para a conceção de um texto teatral em torno das questões da saúde mental, "recorrendo aos seus predicados literários, capazes de agregar a ficção e a realidade do quotidiano, através da vivência das suas personagens, sublinhando o sentido provocatório e uma cuidada comicidade".
Com encenação e desenho de luz de Ángel Fragua e direção artística de Glória de Sousa e Fábio Timor, "Fio Mental" conta com as interpretações de Nuno Geraldo, Glória de Sousa, Mafalda Canhola e Fábio Timor, e a participação especial do músico Ricardo Tojal.
Da depressão à revolução. Ou vice-versa.
Quatro desconhecidos. Quatro quadros mentais. Quatro casos de mal-estar. Com o mundo, com a vida. Consigo próprios. Entre a espera rotineira, paciente ou nervosa na estação de metro e a aurora de uma revolução há um fino fio condutor. Um fio mental.
"Os distúrbios psicológicos, aliados ao desequilíbrio intelectual e ao desassossego emocional advindos do padrão de vida contemporâneo, afectam, como comprovam os dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), uma parte significativa da população — 30 em cada 100 pessoas sofrem ou poderão vir sofrer, em um ou outro momento da vida, de problemas de saúde mental".
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Encenação e desenho de luz: Ángel Fragua
Direção artística: Glória de Sousa e Fábio Timor
Figurinos: Isabel Sousa Feliciano
Assistente de produção e desenho gráfico: Inês Mendonça
Fotografia de cena: Beatriz Morais
Operação técnica: José d'Almeida
Elenco: Fábio Timor, Glória de Sousa, Mafalda Canhola e Nuno Geraldo
Participação especial: Ricardo Tojal
Duração aproximada: 65 min
BILHETEIRA
Secção Oficial: 10€ normal
8€ descontos (estudantes, desempregadas/os, menores de 25, maiores de 65 e profissionais do espectáculo).
A bilheteira abre sempre uma hora antes dos
espectáculos que precisam de bilhete, no local do
espectáculo (excepto nos espectáculos do FMLT). É possível comprar bilhetes para outros dias. Abrirá também no dia 20 de agosto, das 18h às 20h, na ESSG. A entrada na ESSG é sempre pela Rua Escola Técnica.
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
M/14
MAIS INFORMAÇÕES
www.urzeteatro.com/urzeteatro/
Apoio: República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes