Ciclo Astrolábia - Encontros de Teatro em Paredes, na Casa Cultura de Paredes

"Ser Português de Norte a Sul", 6 de setembro na Casa da Cultura de Paredes © Luís Valadares
Inspirado no instrumento de navegação que lhe dá nome, o Astrolábia convida o público a embarcar num ciclo de apresentações que estimulam a escuta, a partilha e a descoberta — ao mesmo tempo que proporcionam espaço para muita lábia sobre formas de estar e fazer teatro. Em Paredes, o palco transforma-se num espaço de acolhimento e diálogo, onde companhias nacionais partilham criações que refletem a diversidade do panorama teatral, funcionando como um ponto de convergência — à semelhança de quem se orienta pelas estrelas — entre criadores, públicos e territórios.
Nesta primeira edição, os encontros trazem à cena a dramaturgia contemporânea portuguesa, acolhendo espetáculos baseados em textos de novos autores nacionais. As companhias Krisálida, Teatro do Montemuro e Teatro Art’Imagem são convidadas a apresentar criações que dão corpo e voz a esta nova escrita, revelando olhares plurais e enriquecendo o cenário teatral atual.
O Astrolábia – Encontros de Teatro em Paredes procura celebrar a criação artística contemporânea através de propostas que atravessam linguagens, geografias e gerações. A iniciativa reforça o compromisso da Astro Fingido com a descentralização cultural e com a criação de redes entre estruturas independentes. “Esta oportunidade nasceu do desejo de criar um espaço onde o teatro se torna encontro, capaz de transformar perceções, despertar emoções e promover o diálogo entre artistas e território”, afirma o diretor artístico e encenador, Fernando Moreira.
Espetáculo “Ser Português de Norte a Sul”
Quatro “seres” vagueiam no absurdo, na pantomima e no humor à procura do ambíguo “Ser Português de Norte a Sul”.
Iniciam uma expedição por Portugal onde descobrem que a emigração, a habitação, a saúde e a burocracia, entre outros temas, são questões comuns a todos os portugueses, onde uma tal “Justiça” chega sempre atrasada e as oportunidades e os sonhos nem sempre se concretizam. Um percurso cómico, talvez retangular, ou não. Sem falar de…porque… Ser português é…
Espetáculo “Lá”
Dois homens e uma rapariga querem mais da vida. Do interior para a cidade, nos anos sessenta do século passado, da cidade para o interior, na atualidade, a sua história é uma metáfora das migrações nas últimas décadas e, também, das desigualdades territoriais neste canto da Europa.
Espetáculo “Desumanização”
Versão cénica do romance "A Desumanização”, do consagrado escritor português Valter Hugo Mãe, prémio literário José Saramago, numa dramaturgia de José Pedro Pereira, com direcção e encenação de José Leitão, fundador e director da companhia. Esta é uma história de perda, luto e superação que nos faz questionar acerca dos limites (ou sua transgressão) da humanidade. Numa pequena aldeia abafada pela monumentalidade dos fiordes islandeses, Halldora surge em cena a partir da boca de Deus para nos contar como foi lidar com a morte de Sigridur, sua irmã gémea. Como preencher a metade que se perdeu? Como viver pelas duas? Como ocupar o outro lado do espelho? Halldora diz-nos que “O mundo mostrava a beleza, mas só sabia produzir o horror”. “Desumanização” é Gelo, Terra e Fogo; é o “corpo interior da Islândia”. Esta obra é, segundo o autor, um autêntico cântico de amor à Islândia. A encenação, tal como a obra, vai à Islândia buscar referências para a sua ficção teatral, num olhar “estrangeiro” sobre um país e suas gentes e numa visão artística que confronta os vários olhares de que é feita a vida, entre o real e imaginário.
// LOCAIS E DATAS DE APRESENTAÇÃO: Casa da Cultura de Paredes
Espetáculo “Ser Português de Norte a Sul” - 06 de setembro às 21h30
Companhia: Krisálida
Texto: Criação Coletiva
Espetáculo “Lá” - 04 de outubro às 21h30
Companhia: Teatro Regional da Serra do Montemuro
Texto: José Luís Peixoto
Espetáculo “Desumanização” - 08 de novembro às 21h30
Companhia: Teatro Art'Imagem
Texto: Valter Hugo Mãe
// FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Direção Artística: Ângela Marques, Fernando Moreira
Design Gráfico: Atelier d'Alves
Assistente da Direção Artística: Jaqueline Figueiredo
Produção: Astro Fingido
// BILHETEIRA
5€ - Reservas em www.astrofingido.com/astrolabia
// CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
Espetáculo “Ser Português de Norte a Sul” - M/12 anos
Espetáculo “Lá” - M/12 anos
Espetáculo “Desumanização” - M/14 anos
// LINK