“É Só Palheta” – 3º Encontro de Teatro Tradicional Dom Roberto, 12 a 14 setembro, Lisboa e Agualva

Este ano, o 3º Encontro de Teatro Tradicional Dom Roberto “junta, pela primeira vez, todos os roberteiros em atividade em Portugal - do norte ao sul, das ilhas ao continente, da tradição à reinvenção”. A iniciativa é da associação cultural Valdevinos, com direção artística de Fernando Cunha, e decorre nos dias 12, 13 e 14 de setembro no Museu da Marioneta, em Lisboa, e na Casa da Marioneta e Jardim da Anta, em Agualva. A entrada é gratuita.
TODOS, TODOS, TODOS!
Todos de volta.
E o diabo que se cuide.
Este ano, o 3º Encontro de Teatro Tradicional Dom Roberto, junta, pela primeira vez, todos os roberteiros em atividade em Portugal - do norte ao sul, das ilhas ao continente, da tradição à reinvenção.
Entre eles, artistas que nasceram cá e outros que escolheram este ofício como casa.
É a arte de Dom Roberto, agora com sotaques vários, mas sempre com a mesma alma.
Vindo do Reino Unido, Clive Chandler apresenta Punch and Judy - o primo inglês do Dom Roberto, num espetáculo onde o riso e a pancada atravessam fronteiras.
Para além dos espetáculos na Casa da Marioneta e Jardim da Anta, em Agualva (Sintra), o Encontro chega também a Lisboa, com programação especial no Museu da Marioneta.
A inscrição do Teatro Dom Roberto no Inventário do Património Imaterial em 2021, é um reconhecimento da importância desta manifestação cultural.
O Encontro torna-se, assim, um veículo para salvaguardar e difundir a tradição, movido pela figura de Dom Roberto, com a sua bravura e determinação a lutar pela preservação da nossa cultura e a garantir que ela continue a ser uma fonte de inspiração para as gerações futuras.
É igualmente um tributo à resiliência e à criatividade do povo, que mesmo em tempos de mudanças e desafios encontra formas de se expressar, de se conectar e de se fortalecer.
A palheta é o elemento que mais caracteriza e define a identidade do Teatro Tradicional Dom Roberto. É ela que distingue essa forma de teatro de outras, tornando-a singular e memorável. E é justamente essa importância da palheta que inspirou o nome deste Encontro.
O “É SÓ PALHETA” está aí
VAMOS …TODOS, TODOS, TODOS!
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Direção artística: Fernando Cunha
Direção de Produção: Ana Pinto
Equipa Artística :
Fernando Cunha (Valdevinos teatro de Marionetas) - Agualva (Sintra); Filipa Mesquita (Teatro e Marionetas de Mandrágora) – Espinho; João Costa (Mãozorra) - Vila do Bispo; Jorge Soares (Bonecos de Almar) – Faro; José Gil (S.A.Marionetas) – Alcobaça; José Quevedo (Telba Carantoña Teatro) – Amadora; Manuel Costa Dias (Trulé) – Évora; Raul Constante Pereira (Limite Zero) – Porto; Rui Sousa ( Mosteirô) - Santa Maria da Feira; Ricardo Ávila (VUM Teatro) - Terceira (Açores)
Sara Henriques (Red Cloud) – Aveiro; Vitor Costa (Robertos Santa Bárbara) - Baixa da Banheira Convidados: Clive Chandler; José Carlos Barros
Direção e Operação técnica: Sílvia de Sá
Assessoria de Comunicação: Débora Pereira
Assistentes de Produção: Joel Vaz, José Quevedo, Margarida Carvalho, Maria Toscano, Rita Trindade, Yolanda Santos
Ilustrações e Design Gráfico/Web: Norma Carvalho
Fotografia e Vídeo: Ricardo Reis
Intérprete de Língua Gestual: Lúcia Ramos e Paula Teixeira
Gestora de projeto (acompanhamento e avaliação): Cidália Pereira
Técnico Oficial de Contas: Hélder Filipe Ferreira da Silva
PROGRAMA
→ conheça o programa do “É Só Palheta” – 3º Encontro de Teatro Tradicional Dom Roberto
BILHETEIRA
Evento gratuito
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
M/6
ACESSIBILIDADE
A apresentação pública garante o acesso a pessoas com deficiência e/ou surdas, assegurando serviços de acessibilidade.