DGARTES abre candidaturas para o segundo programa de apoio da RPAC

A partir de hoje, 23 de outubro, as 77 entidades que compõem a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC) e que reúnem as condições para aceder ao apoio, podem apresentar candidatura ao segundo concurso limitado de apoio a projetos da DGARTES, que visa apoiar projetos nos domínios de criação, edição, circulação nacional e ações estratégicas de mediação nas áreas artísticas das artes visuais: a arquitetura, as artes plásticas, o design, a fotografia e os novos media, bem como projetos de cruzamento disciplinar.
A DGARTES continua a promover, assim, uma das suas prioridades de atuação, no âmbito da dinamização de redes culturais estruturantes, através da consolidação das políticas públicas para a arte contemporânea, contribuindo para impulsionar e enriquecer o contexto artístico nacional, a descentralização e dinamização territorial.
Com uma dotação financeira de dois milhões de euros, este concurso vem impulsionar a criação, a produção, a difusão e a fruição pública de arte contemporânea. Além disso, pretende promover a divulgação dos diversos espaços existentes por todo o país, através do trabalho colaborativo entre instituições de arte contemporânea, dinamizando a rede através de projetos de coorganização, circulação de exposições e ações de mediação cultural.
As entidades proprietárias e/ou gestoras de equipamentos culturais sediadas em território nacional, que façam parte da RPAC e preencham as condições para apoio financeiro (conforme listagem que consta do anexo I do Aviso de abertura), estão agora habilitadas a submeter candidaturas, até dia 5 de dezembro de 2025.
Os projetos e atividades que irão constar das candidaturas, a serem realizados entre 1 de abril de 2026 e 31 de março de 2028, devem ser obrigatoriamente submetidos em parceria, composta por, no mínimo, três entidades que façam parte da RPAC (Anexo II ao Aviso de Abertura). É permitida a formação de parcerias adicionais com entidades públicas ou privadas, com o intuito de contribuir para ampliar o alcance e a visibilidade do projeto, bem como para aumentar o seu impacto no território. Essas parcerias podem incluir a colaboração com a Coleção de Arte Contemporânea do Estado.
Saiba mais no Balcão Artes.
Data de publicação: 23 de outubro de 2025

