"Julio e o Modernismo em Portugal" com concerto de Mário Laginha, 15 novembro (inauguração), Galeria Julio, Vila do Conde

Artes visuais
"Julio e o Modernismo em Portugal" com concerto de Mário Laginha, 15 novembro (inauguração), Galeria Julio, Vila do Conde

A Galeria Julio, em Vila do Conde, inaugura no próximo dia 15 de novembro de 2025, às 17h, a exposição “Julio e o Modernismo em Portugal”, uma mostra inédita que reúne cerca de 150 obras dos principais artistas modernistas portugueses, provenientes de mais de dez instituições nacionais de referência assim como de coleções privadas. A inauguração será assinalada por um concerto de Mário Laginha, no âmbito das comemorações dos 10 anos da Galeria Julio e do Centro de Estudos Julio / Saúl Dias, espaço que integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC) desde a sua fundação.

Com curadoria de Bernardo Pinto de Almeida, a exposição apresenta exclusivamente obras de artistas portugueses ligados ao movimento modernista, reunindo, pela primeira vez em torno de Julio, duas dezenas de autores representativos dessa geração. A iniciativa propõe uma revisão crítica da história do modernismo português, movimento artístico e literário que começou em 1915, descentralizando-o de Lisboa e revelando a modernidade que se afirmou a norte, em torno de artistas como Julio, Mário Eloy ou Dominguez Alvarez.

”Julio e o Modernismo em Portugal” é também uma homenagem à arte como forma de resistência, dando visibilidade a vozes esquecidas e artistas mulheres, e sublinhando o papel de criadores que trabalharam fora dos circuitos oficiais e das encomendas do poder. Entre os artistas representados destacam-se Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros, Maria Helena Vieira da Silva, Sarah Afonso, Mário Eloy, Dórdio Gomes, Eduardo Viana, Dominguez Alvarez, Santa-Rita Pintor, Ofélia Marques, Nadir Afonso, Cruzeiro Seixas e Mário Cesariny, entre outros.

As obras foram cedidas por várias instituições nacionais, como a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Arpad Szenes / Vieira da Silva, o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, o Museu Nacional Soares dos Reis, o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, a Fundação Cupertino de Miranda, além de coleções particulares e da coleção do Município de Vila do Conde.

Obras inéditas e documentos históricos

A exposição inclui ainda peças inéditas como o óleo datado de 1918, de Julio, e correspondência trocada entre o artista e seu irmão José Régio. Destaque também para a pintura “O Fumador”, que pertenceu a Manoel de Oliveira, autor da curta-metragem “As Pinturas do Meu Irmão Julio”. São igualmente apresentados documentos históricos ligados ao modernismo português, entre os quais exemplares originais da revista “presença”, cujas capas foram ilustradas por artistas representados naquela exposição, e o catálogo do 1.º Salão dos Artistas Independentes (1930), onde Julio expôs ao lado de outros protagonistas do movimento.

O programa prolonga-se até 25 de janeiro de 2026, com visitas guiadas, o lançamento de uma serigrafia comemorativa e a apresentação de uma nova linha de merchandising artístico inspirada no universo plástico e poético do artista vila-condense. A exposição pode ser visitada de terça a domingo, entre as 10h00 e as 18h00 (último acesso: 17h15). Aos sábados e domingos, o espaço encerra entre as 13h00 e as 14h30. A entrada tem o custo de 2 euros, sendo gratuita ao domingo de manhã.

10 anos da Galeria Julio

Criada em 2015 pela Câmara Municipal de Vila do Conde - na sequência do legado instituído pelo filho do artista, José Alberto Reis Pereira -, a Galeria Julio, que integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea desde a sua génese, tem-se afirmado como um espaço de encontro entre memória e contemporaneidade, acolhendo exposições, ciclos de reflexão, residências artísticas e programas educativos que ligam a criação artística à comunidade. Dez anos depois, o caminho feito confirma a relevância de um projeto que, partindo do legado de Julio / Saúl Dias, construiu um lugar próprio no panorama cultural português.

Contactos

Galeria Julio | Centro de Estudos Julio – Saúl Dias
Rua 5 de Outubro
Vila do Conde
T: 252 248 468

 

 


A Galeria Julio integra a RPAC - Rede Portuguesa de Arte Contemporânea