Última récita de “Agustinópolis”, uma criação Teatro O Bando e Associação Setúbal Voz, 22 novembro, Guimarães

© Maria Madalena
"Agustinópolis" é uma criação do Teatro O Bando e da Associação Setúbal Voz.
Integrado nas comemorações do Centenário de Agustina Bessa-Luís e marcando o fim do ciclo de celebração dos 50 anos do Teatro O Bando, este espetáculo teatral e operático nasce do convite de Mónica Baldaque e da Comissão Organizadora do Centenário de Agustina.
Sob encenação e dramatografia de João Brites, com composição e direção musical de Jorge Salgueiro e dramaturgia de Miguel Jesus, o espaço cénico é ocupado por atores, cantores líricos, pianista e coro, numa criação que convoca a palavra e o universo de Agustina Bessa-Luís para um território de Teatro e Música.
Em Agustinópolis ergue-se uma comunidade de personagens vindas de diferentes romances de Agustina, figuras em trânsito que procuram fundar uma família ou um país, que se confrontam, se zangam, cantam e resistem. No espaço simbólico desta cidade, fragmentos de histórias e de vozes entrelaçam-se numa reflexão sobre a condição humana, onde se expõem as tensões quotidianas e a maldade, tanto a global como a mais íntima, entrelaçando-as com a ironia e a lucidez tão próprias da autora.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Textos: Agustina Bessa-Luís; Encenação e Dramatografia: João Brites; Uma iniciativa: Mónica Baldaque, Comissão Organizadora do Centenário de Agustina; Assessoria Literária e Dramatúrgica: Maria João Reynaud e João Luiz; Composição e Direção Musical: Jorge Salgueiro; Dramaturgia e Assistência de Encenação: Miguel Jesus; Cenografia: João Brites, Dora Sales; Coreografia e Corporalidade: lolanda Rodrigues; Conceção e Execução de Figurinos e Adereços: Catarina Fernandes; Desenho de Luz: João Cachulo; Desenho e Operação de Som: Miguel Lima; Comunicação: Maria Madalena, Maria Taborda e Miguel Conceição.
Atores: Bibi Gomes, Joelle Ghazarian, Juliana Boyko, Juliana Pinho, Nicolas Brites, São Nunes.
Cantores: Constança Melo, Diogo Oliveira, Helena de Castro, Mariana Chaves, Ricardo Moniz.
Pianista: Tiago Mileu.
e ainda: Alice Figueiredo, Ana Isabel Arinto, Diogo Rocha, Dora Sales, Fabian Bravo, Inês Gregório, João Neca, Maria Taborda, Raquel Belchior, Rita Brito.
Coro Setúbal Voz: Adalberto Petinga, Alexandre Duarte, Alexandre Machado, Ana Arruda, Ana Paula Rosa, Célia Inês, Cláudia Martinheira, Cristina Leão, Dina Alves, Dinora Ferreira, Isabel Duarte, Gonçalo Santos, Jessica Rowley, João Carvalho, João Rato, José Raposo, Laura Nelson, Luis Torres, Madalena Roque, Mário Canteiro, Miká Nunes, Mónica Brito, Néu Silva, Sérgio Mariotti, Paula Coelho, Pedro Andrade, Regina Dinis, Rosária Rei, Vicente Mustra, Teresa Barreto.
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS
22 de novembro 2025, às 21h30
Centro Cultural Vila Flor
Guimarães
(apresentação integrada no VI Festival de Canto Lírico de Guimarães)
BILHETEIRA
www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/161883-opera_agustinopolis-c_cultural_vila_flor/
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
M/12
MAIS INFORMAÇÕES
Apoio: República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes
