"Voar com a Música", pel'O Corvo e a Raposa, 29 novembro, Auditório Carlos do Carmo, Lagoa

O Auditório Carlos do Carmo iniciou, em 2024, a ação de mediação para famílias “Voar com a Música”. Este projeto conta com 10 sessões ao longo do ano, distribuídas por 3 faixas-etárias, dos 0 aos 5 anos de idade, com um carácter dinâmico e vivências musicais participativas, sob direção artístico-pedagógica de Daniela Pinhel.
VOAR COM A MÚSICA
(sessões musicais para pais e filhos | música para a infância)
O Projeto “Voar com a Música” trata-se de uma ação de educação não formal para pais e filhos. Tem um carácter dinâmico com vivências musicais participativas. Aqui reina a diversão e a variedade de atividades. Canções, cantos rítmicos, rimas, lengalengas, interações vocais e corporais, com e sem recurso a objetos sonoros e adereços escolhidos em função das caraterísticas de cada atividade e também da faixa etária. Este projeto segue os princípios da teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon, que apesar de não se apresentar como um método de ensino, é usado com base para criação de métodos e modelos de ensino por vários pedagogos.
Voar com a Música, pretende voar ao coração de todas as crianças e respetivos cuidadores, para que tenham acesso de qualidade a uma imersão musical transformadora e eficiente. As sessões musicais em família representam a melhor alternativa para iniciar a aprendizagem musical uma vez que os pais são o pilar afetivo para que as crianças aprendam mais e melhor. Estas sessões musicais têm várias funções, entre os quais: proporcionar vivências musicais ricas aos bebés e crianças e respetivos cuidadores; estimular os sentidos e enriquecer o vocabulário de escuta, desenvolvendo a audição dos mais pequeninos. O projeto Voar com a música, estimula a criatividade e improvisação de todos os participantes, promovendo momentos únicos de fruição e partilha artística e de contacto humano e a comunicação entre pais e filhos e todo o grupo de participantes.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Daniela Pinhel | Direção artística, ukelele, oboé, sânzula e canto Músicos Convidados (presença ocasional):
Joana Godinho | Voz, shruti box e percussões
Vasco Ramalho | Marimba, Glockenspiel e Percussões
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS
29 novembro 2025 . sábado (temática sons do inverno)
Auditório Carlos do Carmo, Lagos
10h - 10h45
0 aos 18 meses
11h - 11h45
19 aos 36 meses
12h - 12h45
3 aos 5 anos
BILHETEIRA
66 € criança + 1 adulto acompanhante >16
Lotação: máximo 10 crianças acompanhadas por 1 adulto
Horário da Bilheteira do Auditório Carlos do Carmo:
Segunda a sábado – 14:00 às 17h
Em dias de espetáculo:
Sábado, Domingo e feriados - abertura duas horas antes do início do espetáculo (encerramento: 30 minutos após o término do espetáculo)
Outros locais de venda: Balcão Único da Câmara Municipal de Lagoa, Fnac, Worten e BOL
ACESSIBILIDADE
O Auditório Carlos do Carmo está localizado numa zona central da cidade, dispõe atualmente de uma plateia com 298 lugares (incluindo 3 lugares adaptados a pessoas de mobilidade reduzida), de camarins coletivos e individuais, de cabines de tradução, uma sala polivalente, diversas áreas funcionais (sistemas versáteis de áudio, luz e vídeo) e um bar.
MAIS INFORMAÇÕES
cm-lagoa.pt/conhecer/espacos-culturais/auditorio-carlos-do-carmo
O Auditório Carlos do Carmo integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP)
